Geleia de frutas – uma maneira nutritiva de evitar desperdício

Projeto semeando da Cáritas

 

O projeto Semeando tem por objetivo trabalhar  a culinárias de receitas de baixo custo com gêneros da cesta básica e hortaliças. É destinado às famílias assistidas que frequentam as instituições de assistência de Botucatu. 

 Atividade realizada na BOTUCCAM – Botucatu no Combate ao Câncer  de Mama – A BOTUCCAM é uma entidade de assistência social, oficializada em 08 de novembro de 2002, que tem por missão oportunizar as mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, em decorrência do câncer de mama, o acesso a direitos sociais, melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento de sua autonomia.

Botuccam

No dia 19 de março de 2013 ocorreu  uma oficina de culinária com a Dona Narciza Bassetto Peres, que é voluntária do projeto e grande conhecedora das plantas para uso culinário, as quais ela cultiva em sua chácara.

Dona Narciza

E a receita da vez foi Geleia de aproveitamento

( do que sobrar) e os ingredientes são:

1 banana descascada

1 maça cortada

1 abacaxi cortado em cubos

2 copos de suco de casca de abacaxi

1 copo de açúcar

 Modo de preparo:

Adicionar a banana, a maça, o abacaxi e o açúcar em uma panela de pressão.

Mexer estes ingredientes na panela em fogo médio até que vire uma pasta amarronzada.

Adicionar o suco e esperar engrossar novamente ao ponto de geleia.

Foto: Gabriel

A casca do abacaxi é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, ferro, fósforo e zinco e também excelente fonte de fibras.

Esta preparação é ótima para aproveitar aquelas frutas que ficam esquecidas na geladeira,  podendo ser utilizadas muitas outras combinações de frutas (tudo o que sobrar). Uma boa maneira de se evitar desperdício.

As geleias costumam ser servidas no café da manha ou nos lanches. As geleias, em geral acompanham harmoniosamente torradas, biscoitos salgados e uma diversidade de pãezinhos e bolos.

Por Jessica Madeira e Gabriel Beato (Alunos do Curso da Nutrição da UNESP-IBB)