Botucatu, que teve sua emancipação político-administrativa em 14 de abril de 1855, está localizado a 230 km da cidade de São Paulo. O município possui 127.328 habitantes. Quanto ao nome, Botucatu se originou de Ybitu Katu, que em tupi significa bons ares.
Em relação à economia, prevalece o setor de serviços, seguido pelo das indústrias. Destaca-se também a bovinocultura, a avicultura, e as plantações de cana-de-açúcar, eucalipto e laranja.
Um dos impulsionadores do cultivo de alimentos sem utilização de agrotóxicos em Botucatu foi o trabalho de agricultura biodinâmica, pioneiro no país, iniciado na Estância Demétria, em 1974. Em 2000, foi criada a Associação de Produtores Orgânicos da Região de Botucatu. E, desde 2004, existem hortas comunitárias localizadas em bairros periféricos da cidade, que visam geração de renda e alimentação saudável.
Por ter sido referência na área de ensino no início do século 20, Botucatu também passou a ser denominada de cidade das boas escolas, e conta hoje com dois câmpus da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Um deles está localizado no Distrito de Rubião Júnior e abriga a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e o Instituto de Biociências. O outro situa-se na Fazenda Experimental Lageado e, no local, está instalada a Faculdade de Ciências Agronômicas.
A cidade é umas das integrantes do Polo Cuesta. Entre os vários atrativos turísticos, podem ser destacados as cachoeiras da Pedreira; o Complexo Turístico Véu de Noiva; o Mirante das Três Pedras; e os morros do Peru e de Rubião Júnior, onde fica a igreja de Santo Antônio, construída em forma de castelo medieval. Destacamos também o Centro Histórico, no qual estão localizados os prédios da Prefeitura Municipal, da Casa das Meninas, a Basílica Menor de Santana (Catedral de Botucatu) e diversos estabelecimentos de ensino tradicionais.
Botucatu ainda conta com a Escola do Meio Ambiente, a Feira de Arte e Lazer da Cuesta, o Centro Cultural, o Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, o Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, o Museu do Boiadeiro, e o Museu do Café.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=350750
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.botucatu.sp.gov.br/
http://www.ybytucatu.net.br/
História de Botucatu – João Carlos Figueiroa (2007) http://www.youtube.com/watch?v=QU9_ElQlKi4&feature=related
Conheça:
Botucatu Antiga http://www.youtube.com/watch?v=2yofZVb9N_0&feature=related
Botucatu, Terra do Saci http://www.youtube.com/watch?v=hjJmIRhSFTU&feature=related
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Botucatu nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município