Está localizada no extremo sul do Litoral Paulista, a 220 km da cidade de São Paulo. A sua elevação à categoria de cidade ocorreu em 6 de julho de1895 e passou a ter essa denominação em 20 de dezembro de 1905.
Possui um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da costa brasileira. Em Cananéia é possível encontrar mangues, dunas e restingas. O município foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e integra as reservas da biosfera, que consistem em áreas de ecossistemas terrestres ou costeiros que conciliem a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Conta com uma população de 12.226 habitantes e, em relação à economia, prevalece o setor de serviços impulsionado pelo turismo. Na área de exploração animal predomina a piscicultura. Já na agricultura é maior na produção de bananas.
Sua culinária é bastante diversificada e entre os atrativos de Cananéia estão diversas cachoeiras, praias e eventos gastronômicos como a Festa do Mar, além da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
A Ilha do Cardoso também é destaque. Composta por comunidades tradicionais, abrange uma área de 22 mil hectares. No local, são encontrados vários tipos de vegetação, além de diversas espécies de animais como bugio, suçuarana e veado-mateiro.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=350990
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.cananeia.sp.gov.br/
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Cananéia nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município