Possui 100.899 habitantes e está situada no litoral norte, a 182 km da capital paulista. Caraguatatuba foi elevada a município em 20 de abril de 1857 e seu reconhecimento como estância balneária ocorreu em 1947.
O setor mais desenvolvido da cidade é o de serviços. Caraguatatuba conta com 16 praias e o Parque Estadual da Serra do Mar, no qual é possível encontrar nascentes, cascatas, cachoeiras e córregos, além de árvores como jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, e manacás-da-serra.
A Prefeitura local também destaca como atrativos turísticos, a Fazenda de Mexilhão, localizada na Praia da Cocanha e onde são cultivadas em torno de oito mil toneladas de peixe por ano; a Feira do Artesanato; e a Ilha do Tamanduá, indicada para mergulho.
No município há ainda a Lagoa Azul, os mirantes e Rio Juqueriquerê, que possui relevância histórica. Ao longo de seu curso é possível observar a diversidade da fauna e flora.
Na área cultural, Caraguatatuba abriga o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, localizado no centro da cidade. No local, funciona o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, a Videoteca Lúcio Braun e o Arquivo Público do Município Arino Santa Ana de Barros.
A cidade conta ainda com a Praça de Eventos, que possui uma área de 10 mil metros quadrados e capacidade para 30 mil pessoas, sendo utilizada para apresentações musicais e eventos de maior porte.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?r=2&codmun=351050
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/secretarias/paginas/?id=398&id_sec=39
http://www.caragua.com.br/caragua_historia.htm
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Caraguatatuba nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município