Leme

A emancipação político-administrativa de Leme ocorreu em 29 de agosto de 1895. O município possui 91.756 habitantes e está localizado a, aproximadamente, 190 km da cidade de São Paulo.

Na área econômica, predomina o setor de serviços. Leme possui uma instituição de ensino superior.

Quanto às áreas cultivadas, segundo o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2007/2008, há predomínio de cana-de-açúcar, laranja milho, algodão, eucalipto e café.

Em relação aos principais atrativos turísticos, a Prefeitura de Leme destaca o Rio Mogi-Guaçu, local frequentado por quem gosta de pescar, e que atrai visitantes durante romaria que ocorre anualmente em 12 de outubro. Nessa festa, canoas e barcos decorados percorrem trecho que vai do Bairro do Ibicatu à ponte do Taquari, onde é celebrada missa.

O município também conta com o Manancial das Àguas. Há ainda o Parque Eni Jorge Draib, conhecido como Lago Municipal onde são realizadas práticas esportivas e caminhadas. Esse espaço é decorado na época do Natal, período em que costuma atrair a população.

A Prefeitura ainda inclui nas atrações turísticas o Parque Municipal Ecolológico Mourão, com área de 160.000 m2, destaque entre os cerca de 150 parques brasileiros de sua categoria. No local, podem ser encontradas aves de diversas espécies e animais como chimpanzé, leão, tigre, puma, mico leão e hipopótamos. O Parque também abriga o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, a Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352670
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.leme.sp.gov.br/
redesansleme.blogspot.com

 

.: Rede -SANS Local
.: Leis Municipais

.: Conselhos
.: Leme nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município