O curso Interanutri agente, oferecido pela Rede Sans, capacita os atores sociais a promover a alimentação adequada, saudável e solidária, sendo realizado a distância com tarefas teóricas e práticas. No período de fevereiro a junho, participaram agentes das Pastorais da Criança e Saúde da Paróquia de Santo Antônio sob orientação de Patrícia Queiroz, enfermeira e articuladora local da Rede Sans.
Como requisito para conclusão do curso, era necessário elaborar um projeto sobre o tema, então as agentes trabalharam com educação alimentar, dando ênfase à alimentação saudável e ao aproveitamento integral dos alimentos.
A primeira ação aconteceu no dia 27 de junho com os moradores do Jardim Adamantina, na Escola Eurico, onde foi ministrada palestra que abordou a pirâmide de alimentos e os 10 passos para uma alimentação saudável, seguida da entrega de folder sobre importância das vitaminas e minerais e livreto com receitas nutritivas. Houve ainda degustação de sopa de mandioca com couve e bolo nutritivo de cascas.
Com o sucesso da atividade, pretende-se estender a ação para outros bairros. Os resultado e experiências da ação educativa foram apresentados para as articuladoras regionais, Rita de Cassia Bertolo Martins e Lara Medeiros Soares, no dia 03 de julho, onde o projeto foi avaliado para conclusão do curso. Estavam presentes, o secretário de Saúde de Adamantina, José Pedro Forghieri Ruete, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Ivoni Gonçalves Ramos, além de nutricionista da atenção básica, enfermeiras e agentes comunitários que participaram da atividade no bairro.
Texto: Andresa Lott
Fotos: José Gonzaga, Patrícia Queiroz e Andresa Lott