No dia 12 de abril, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Adamantina receberam mais um treinamento para incentivarem as Hortas Domiciliares e, dessa vez, os ACS colocaram a “mão na terra” na Horta Comunitária do Jardim Adamantina, com orientação do engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura (CATI) Maurício Konrad.
O projeto “Quem Planta Colhe” surgiu depois do curso Interanutri – Agente oferecido pela Rede SANS, onde agentes comunitários foram capacitados para promover alimentação adequada, saudável e solidária, sob orientação da enfermeira Juliane Gonzales e da articuladora local da Rede SANS, enfermeira Patrícia Queiroz.
|
Além de adubo orgânico, as famílias receberão várias mudas
|
O cultivo das hortas domiciliares acontecerá nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde que atendem os bairros Jardim Adamantina, Jardim Primavera, Jardim Bela Vista, Jardim dos Poetas, Parque do Sol, Jardim Brasil, Conjunto Habitacional Mario Covas, Vila Jamil de Lima e Jardim Paulista, envolvendo 67 famílias. Cada família receberá adubo orgânico e mudas (almeirão, couve, chicória, berinjela, rúcula e abobrinha)., de acordo com o calendário de cultivo.
O projeto “Quem Planta Colhe” foi desenvolvido como requisito para a conclusão do curso Interanutri -Agente e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e CATI.