Hoje (16/05/2012), o relatório do World health statistics 2012 foi liberado, colocando em evidência o crescente problema de doenças crônicas não transmissíveis.
De acordo com o relatório, mundialmente, um em cada três adultos possui pressão arterial elevada – uma doença responsável por metade de todas as mortes causadas por derrame cerebral e doenças cardíacas.
No relatório também é verificado que um entre cada 10 adultos possui diabetes.
Pela primeira vez, o relatório do World health statistics inclui informações de 194 países sobre a porcentagem de homens e mulheres com pressão arterial e níveis de glicemia elevados.
Em países de alta renda, o diagnóstico e o tratamento generalizado com baixo custo de medicamentos reduziram significativamente a pressão arterial média entre as populações – e isso tem contribuído para uma redução nas mortes por doenças cardiovasculares. Porém, a inquietação da organização é que em lugares como a África, onde não são aplicadas estas medidas preventivas, a maior parte das pessoas com estas doenças não sabem que correm um alto risco de morte e incapacidade por um ataque cardíaco ou derrame.
Outro grande problema é o excesso de peso, já que em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008. 12% da população mundial são obesas (cerca de 500 milhões de pessoas). A prevalência da obesidade é maior na região das Américas (26% dos adultos) e o mais baixo no sudeste asiático (3% dos adultos), sendo maior a proporção de mulheres obesas quando comparado aos homens.
Para mais informações acesse:
Fonte: World Health Organization