A equipe do projeto ArticulaRRAS está produzindo o conteúdo do curso “A gestão do território na linha de cuidado das DCNT” a ser disponibilizado de forma assíncrona a partir de setembro na plataforma Moodle da Faculdade de Medicina de Botucatu. Esse conteúdo é parte das 180h totais que serão ofertadas para a formação de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do Estado de São Paulo para o manejo das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT): Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Tabagismo e seus fatores de risco associados. O curso foi idealizado para ser ofertado de forma hibrida, sendo 130h de carga horária assíncrona no Ambiente Virtual de Aprendizagem da FMB, 40h presenciais nos municípios e 10h ao vivo e online.
Estão sendo utilizadas Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, pautadas no referencial da pedagogia da problematização, alinhada com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. O curso será ofertado no Moodle no formato de trilhas de aprendizagem, organizadas em 2 eixos. O primeiro eixo intitulado “Se aproximando do cuidado dos pacientes com doenças crônicas no território” será composto por 6 módulos e problematizará conteúdos relacionados ao território, Determinantes Sociais de Saúde e Doença; diretrizes clínicas para o manejo das DCNT e seus fatores de risco; Vigilância em Saúde e referenciais e metodologias de abordagem para o cuidado com o indivíduo, a família e a comunidade. O eixo 2 intitulado “As Linhas de Cuidado, Redes de Atenção à Saúde e itinerário terapêutico do paciente com doença crônica” será composto inicialmente por 4 módulos e problematizará conteúdos relacionados à história e construção do SUS e da APS no Brasil, o cuidado em rede e o itinerário terapêutico dos usuários.
Serão utilizados diversos recursos para conduzir o educando ao longo das trilhas, como um caso gerador e Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) como animações, áudios, podcasts, vídeos interativos, quizz, imagens interativas, vídeo aulas, fóruns, perguntas geradoras dentre outros. Todo o conteúdo foi construído a partir de demandas levantadas em visitas realizadas aos municípios contemplados pelo projeto com posterior validação de 3 painéis de especialistas.
Confira abaixo imagens dos OVAs construídos pela equipe do ArticulaRRAS