Ocorreu, dia 17 de agosto, a aula inaugural dos cursos INTERANUTRI, nas modalidades Agente em Segurança Alimentar e Nutricional e Alimento Seguro, oferecidos pela Prefeitura de São paulo, em parceria com a Rede Sans/Unesp e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Vila Maria – CRSAN- Vila Maria, São Paulo. No evento, a apresentação dos cursos foi feito por maria Rita Marques de Oliveira, professora do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu e diretora técnica do Programa de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nacões Sul-Americanas (UNASUL), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A ação ocorre num contexto em que a questão da Segurança Alimentar e Nutricional tem sido amplamente abordada na cidade. Em 2013 a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/SAN na cidade de São Paulo, foi institucionalizada, com a aprovação da Lei nº 15.920/2013, que estabelece os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em janeiro de 2015 foram publicados os decretos que regulamentam o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN-SP e criam a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Em março foram empossados 42 membros titulares e 42 suplentes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comusan-SP). O conselho foi reformulado pela nova gestão, após o decreto 55.867 e o trabalho de uma comissão provisória discutiu novas composições, atribuições e maior protagonismo.
Na 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada nos dia 26 e 27 de junho de 2015, a questão da formação em Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada foram demandas bastante correntes.
Os presentes cursos, vendo a necessidade de que esses temas sejam conhecidos e discutidos peça sociedade, são ofertados para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade de São Paulo – COMUSAN-SP, demais Conselhos participativos, lideranças comunitárias, poder público, feirantes e a população em geral.
Sobre os cursos
INTERANUTRI – ALIMENTO SEGURO 2015
CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Modalidade – Extensão Universitária
Objetivo: Desenvolver e/ou aprimorar habilidades para boas práticas de manipulação de alimentos, segurança no trabalho e gestão de comércio de alimentos em feiras livres, tendo como referências os princípios da segurança alimentar e nutricional.
Carga Horária: O curso terá a duração de 15 semanas, contabilizando 4 horas por semana e perfazendo um total de 60 horas. O acesso a internet deve ocorrer ao menos uma vez na semana, no horário de escolha do aluno. Parte do programa do curso consiste de tarefas práticas, a serem desenvolvidas no seu local de trabalho.
A quem se destina: O Interanutri – Alimento Seguro é destinado às pessoas que trabalham direta e indiretamente com alimentos nas feiras livres como os manipuladores de alimentos, feirantes, fiscais.
Pré – requisitos: Acesso semanal e conhecimento elementar das ferramentas de informática (ou esforço extra para aprender), podendo haver exceção a critério dos tutores.
Certificados: Serão conferidos certificados de curso de extensão de 60 horas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Temas abordados: Segurança Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Histórico da feira livre em São Paulo; Produtor (campo) – transporte – feira livre; Legislação no Município de SP; Alimentos e riscos de contaminação; Armazenamento, seleção e venda dos produtos; Recursos humanos; Manejo de resíduos sólidos, organização e destino do lixo; SEBRAE – Atendimento ao Cliente.
Dinâmica de trabalho: Na primeira semana é apresentada a proposta de trabalho e estabelecidas a regras do curso. Nas semanas seguintes, a cada semana é postada uma tarefa pela internet, com prazo de desenvolvimento na semana seguinte. Trata, normalmente, de uma tarefa decorrente da leitura de um texto. Na última semana, os alunos apresentam o resultado de seus projetos. Os tutores devem visitar os locais de atuação dos alunos 2 a 3 vezes durante o desenvolvimento do curso.
Período de realização do curso: de 17/08 a 23/11
INTERANUTRI – AGENTE 2015
CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Modalidade – Extensão Universitária
Objetivo: Formar agentes de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir da discussão de informações técnicas, troca de experiências e exercício da participação social e promoção da alimentação adequada, saudável e solidária em diferentes ambientes comunitários para a atuação na realidade local.
Carga Horária: O curso terá a duração de 15 semanas, contabilizando 4 horas por semana e perfazendo um total de 60 horas. O acesso à internet deve ocorrer ao menos uma vez na semana, no horário de escolha do aluno. Parte do programa do curso consiste de tarefas práticas, a serem desenvolvidas na comunidade. Assim, o candidato ao curso deve ser atuante na comunidade ou estar disponível para isso.
A quem se destina: O Interanutri – Agente em SANS é destinado às pessoas que desenvolvem trabalhos junto às comunidades: agentes de saúde, líderes comunitários, agentes sociais, agentes ambientais, estudantes, conselheiros, entidades, associações, ONG’s, entre outros.
Pré–requisitos: Acesso semanal e conhecimento elementar das ferramentas da internet (ou esforço extra para aprender). A formação recomendada é o segundo grau, podendo haver exceção a critério dos tutores.
Certificados: Serão conferidos certificados de curso de extensão de 60 horas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Temas abordados: A promoção da alimentação saudável, adequada e solidária na comunidade; A ação intersetorial para o trabalho comunitário; Determinantes sociais e a promoção da saúde; O desafio da educação na comunidade; O Direito Humano à Alimentação Adequada; Guia alimentar e Atividades físicas como fator de promoção da saúde; História da alimentação; Hortas e jardins; Os cuidados com o manuseio de alimentos; Consumo consciente e meio ambiente.
Dinâmica de trabalho: Serão realizados dois encontros presenciais obrigatórios. Na primeira semana (aula presencial) é apresentada a proposta de trabalho e estabelecidas a regras do curso. Nas demais semanas, a cada semana é postada uma tarefa pela internet, com prazo de desenvolvimento na semana seguinte. Trata, normalmente, de uma tarefa decorrente da leitura de um texto. Em paralelo, o aluno deverá eleger uma ação a ser desenvolvida junto à comunidade, que tenha como foco a promoção da alimentação saudável, adequada e solidária (ex: uma campanha para o aumento do consumo de vegetais; a criação de uma associação, a instalação de uma horta comunitária, uma campanha contra desperdício ou para valorização da produção local…). Na última semana (aula presencial), os alunos apresentam o resultado de seus projetos. Os tutores visitarão, priorizando as necessidades, os locais de atuação dos alunos 2 a 3 vezes durante o desenvolvimento do curso. Lembrando que, para o público que escolher fazer avaliação dialogada, terão mais três aulas presenciais de Revisão do Conteúdo e avaliação por meio de metodologia participativa.
Inscrições: Para a inscrição, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para inscricoesformacao@prefeitura.sp.gov.br. A inscrição na plataforma Moodle será feita pela equipe do INTERANUTRI, que lhe enviará um email com seu login e senha.
Período de realização do curso: de 17/08 a 23/11
Mais informações: www.redesans.com.br ou pelo telefone (11) 3224-6000, ramal 6168.