O Ciclo de Diálogos “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania alimentar no Estado de São Paulo” chegou ao seu quinto encontro. Realizado na quarta-feira, dia 24, de forma virtual, os participantes debateram a “Alimentação saudável e sustentável para a população do Estado de São Paulo”.
O evento é organizado pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), com os apoios do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP), da Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (Rede SANS), do Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, da Articulação Paulista de Agroecologia,do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária.
A palestra de abertura das discussões ficou sob responsabilidade da nutricionista e especialista em alimentação escolar, Giorgia Russo. A profissional ressaltou a importância da escola como espaço fundamental para o processo de alimentação saudável, envolvendo desde a formação dos educadores até campanhas de conscientização.
A profissional também apresentou uma síntese de avaliação das metas do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN-SP, 2019-2023) produzido pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado de São Paulo (Caisan-SP).
Divididos em grupos, os representantes da sociedade civil puderam manifestar seus posicionamentos a partir de um texto base e dois questionamentos propostos pela organização: 1) A partir da sua realidade, quais os principais entraves para que a população aumente o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis no Estado de São Paulo? e, 2) O que pode ser feito para avançar nas Políticas de promoção da alimentação saudável e redução da má nutrição no Estado de São Paulo?
Um relatório extraído a partir das discussões de cada grupo foi produzido e disponibilizado para consulta no site da Rede Sans (http://redesans.com.br/dialogos-de-san/). O Ciclo de Diálogos tem continuidade na próxima quarta-feira, dia 31, com o tema “Governança da Política de SAN no Estado de São Paulo.
Temas que já foram discutidos:
26/04/2023 – Introdução ao estudo das políticas públicas de SAN
03/05/2023 – O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)
10/05/2023 – A disponibilidade de alimentos no Estado de São Paulo: produção, transformação e abastecimento
17/05/2023 – A fome no Estado de São Paulo: estratégias de combate à Insegurança alimentar e exigibilidade do direito humano à alimentação adequada