Ciclo de Diálogos produz documento com sugestões para políticas de SAN

O resultado das discussões de seis encontros que fizeram parte do Ciclo de Diálogos “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania alimentar no Estado de São Paulo” está sendo sistematizado pela organização do evento. O objetivo principal é que o documento possa contribuir com a organização social da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em outubro.

Os encontros foram realizados entre os dias 3 de maio e 7 de junho e contaram com a participação de conselheiros, gestores, técnicos do Poder Público, agricultores, professores, estudantes e outros representantes da sociedade civil. As atividades foram realizadas no formato virtual, com exceção do dia 7. Na ocasião, foram iniciados os trabalhos de sistematização do documento, que contou com uma parte presencial na Unesp, em São Paulo.

Todas as discussões do Ciclo de Diálogos foram precedidas da disponibilização de um texto base por parte da organização e apresentação de um profissional da área, responsável por fornecer os subsídios iniciais para o debate. Em grupos, os participantes foram questionados sobre assuntos relacionados ao tema da reunião. Cada discussão resultou na confecção de relatórios que serviram de base para construção do relatório final com dezenas de sugestões.

Estiveram na pauta o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a disponibilidade de alimentos e a estratégia de combate à fome e a insegurança alimentar, alimentação saudável e sustentável e governança da Política de SAN no Estado de São Paulo.

Os vídeos de todas as reuniões, bem como relatórios e materiais estão disponíveis para consulta no site da Rede-Sans (http://redesans.com.br/dialogos-de-san/). 

O Ciclo de Diálogos foi promovido pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), como apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP), da Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (Rede SANS), do Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, da Articulação Paulista de Agroecologia do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária.