Nos dias 14 e 15 de outubro acontecerá o “II Seminário Alimentação Escolar e Mercados Institucionais da Agricultura Familiar”, no Centro de Convenções do campus da UNESP de Jaboticabal/SP. A atividade integra o projeto de pesquisa e extensão “Efeitos das Compras Institucionais via Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar nas Condições de Vida de Agricultores Familiares e no Desenvolvimento Local: Estudo e Aplicação em três Regiões do Estado de São Paulo e Articulações com Países da UNASUL”, financiado pelo CNPq em convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com a participação do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp.
O evento será transmitido simultaneamente, via internet, pelo link http://tv.unesp.br/unasul/
Os interessados devem se inscrever no link (http://www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=528). Agricultores familiares podem participar gratuitamente, demais participantes deverão pagar inscrição de R$ 15,00.
Segundo o professor de Economia Rural da Unesp e organizador do Seminário, José Giácomo Baccarin, estarão em debate questões relacionadas às compras institucionais da agricultura familiar, principalmente através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e do Programa de Agricultura de Interesse Social (PPAIS), executado pelo Governo do Estado de São Paulo, e ações da Prefeitura de São Paulo.
“Já tínhamos feito um seminário semelhante em 2011, com patrocínio do CNPq e que contou com pouco mais de 300 pessoas de 65 municípios paulistas. Agora contaremos também com a colaboração do Núcleo de Segurança Alimentar da UNESP”, afirma Baccarin.
Entre os palestrantes e debatedores, estarão representantes do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) e da Prefeitura de São Paulo. Entre outros, estão sendo convidados gestores municipais da alimentação escolar, agricultores familiares, pesquisadores e técnicos extensionistas.
Haverá também um espaço para apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas sobre o PAA e o PNAE em São Paulo, nas regiões Sul e no Nordeste do Brasil, e tempo reservado para debate em grupo, envolvendo principalmente agentes sociais e públicos sobre as diretrizes das compras institucionais da agricultura família.
Confira a programação abaixo: