Mais de 280 pessoas participaram da Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN/UNESP). O evento foi realizado no último dia 17, de forma hibrida, no Instituto Confúcio, no Ipiranga, em São Paulo (SP), das 9h às 16h, com transmissão pelo Youtube. O encontro fez parte dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. De acordo com os organizadores 161 pessoas participaram dos grupos de trabalhos online e 96 presencialmente, sendo que, no total, 121 pessoas compareceram presencialmente. O vídeo na internet já teve mais de 500 visualizações (https://www.youtube.com/).
A atividade contou com apoio de movimentos sociais, conselhos e comissões de segurança alimentar e nutricional, da UNESP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A sessão de abertura contou com a presença de representantes parceiros, incluindo Luciane da Costa, analista do MCTI. O secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, participou de forma online.
O grande destaque da sessão de abertura foi a apresentação do Coral de Crianças da Aldeia Jejy-Ty e o lançamento do Guia Alimentar Guarani, desenvolvido pela aldeia com apoio do INTERSSAN. Após a cerimônia de abertura, os inscritos escolheram grupos de trabalho nos quais foram discutidos os conceitos de ciência, tecnologia e inovação, soberania e segurança alimentar e nutricional no contexto das pessoas socialmente vulnerabilizadas. Cada grupo teve a tarefa de levantar propostas para revisão da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e para apoiar a orientação dos investimentos do MCTI em pesquisas e projetos.
Os grupos trabalharam de forma híbrida e se dividiram entre as temáticas: Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; População Negra, Povo de Terreiro e Comunidade Tradicional de Matriz Africana; Agricultura Familiar, Urbana e Agroecológica; Grupos Urbanos Vulnerabilizados; Gestores Públicos das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional e Cooperação Sul-Sul em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Ao final da programação, o grupo se reuniu para apresentação de síntese das propostas. A partir de agora a organização vai trabalhar na sistematização dos materiais produzidos para disponibilizar esse material aos participantes e encaminhar ao MCTI.
Apresentação do Coral de Crianças da Aldeia Jejy-Ty na Conferência Livre de Ciência Tecnologia e Inovação.