No dia 22 de julho o bispo emérito Dom Mauro Morelli realizou visita ao INTERSSAN / UNESP.
Durante a visita aconteceu uma roda de conversa com o objetivo de apresentar as atividades e objetivos realizados pelo Centro e dialogar sobre alternativas e estratégias de ações em prol da soberania e segurança alimentar na atual conjuntura. A fala de Dom Mauro representou um estimulo para que se estabeleça uma linha entre passado, presente e futuro, incluindo um pacto de cumplicidade entre as diferentes faixas etárias e que independente das circunstâncias é necessário agir. Ainda em suas palavras “É preciso que os idosos sonhem, para que os jovens tenham visão de futuro”.
Participaram também da conversa representantes da Igreja Católica de Botucatu. Foram discutidas possibilidades e maneiras de como o INTERSSAN e as pastorais poderiam articular trabalhos em apoio aos movimentos sociais e de agricultura os quais são apoiados pela igreja no município de Botucatu.
As diretrizes de atuação apontadas pelo bispo pela busca de um norte de equidade social foram: 1) Educar com os pés no bioma e cultura local; 2) Costurar alianças; 3) Ter esperanças e sonhos; 4) Se ocupar com ações concretas intersetoriais relacionadas ao Alimento de Verdade em contraponto ao Alimento Moeda; 5) Participar politicamente.
Com 83 anos de idade, sendo 43 anos como bispo e 53 como padre, Dom Mauro foi bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e é bispo emérito da diocese de Duque de Caxias. Atualmente, reside na Serra da Canastra e atua junto a mediação de conflitos de terra presentes na região. Ator social incansável, Dom Mauro sempre advogou em prol dos desfavorecidos. Destacou-se pelo combate à miséria e à fome e pela luta pela ética e cidadania. Foi um dos fundadores do Movimento pela Ética na Política. Junto com Herbert José de Sousa, fortaleceu a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Esteve à frente da criação do conceito de segurança alimentar enquanto combate à fome. Em São João de Meriti, é o articulador do programa Mutirão de Combate à Desnutrição Materno-Infantil. Foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU. Foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA durante o governo Itamar Franco, de 1993 a 1994, além de presidente do CONSEA-MG e CONSEA-SP.
Fonte: Wikipedia e Site Miriam Caravaggio