Fique por dentro! – Pedido de revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira: saber o que são os ultraprocessados é direito da população

por Amanda Ascanio

O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta as pessoas a terem uma alimentação saudável, como: “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados; utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades; limite o consumo de alimentos processados; evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contém ingredientes que você não conhece; faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura; quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos; desenvolva suas habilidades culinárias, coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas”.  Sendo este considerado um dos melhores modelos em diversos países do mundo.

Todavia, na data de 16/09/2020 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviou ao Ministério da Saúde (responsável pela elaboração do Guia) por meio de uma nota técnica nº 42/2020 o pedido para revisão do 2º Guia Alimentar para a População Brasileira. O MAPA solicitou uma revisão urgente desta publicação e pediu a retirada do termo “ultraprocessados” do material. Vale lembrar que em fevereiro de 2014, o presidente da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Edmund Klotz, posicionou-se contrário à publicação da nova versão do Guia, alegando que o mesmo não considera as preocupações do setor privado. Revela – se nítido o interesse do mercado e da indústria de alimentos em não acharem benéfico a seus negócios que os consumidores sejam informados sobre o real efeito da composição nutricional presente em seus produtos. Os alimentos ultraprocessados possuem grande quantidade de açucares, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio, emulsificantes e aromatizantes artificiais, sendo que tais compostos são comprovados cientificamente de que se consumidos em excesso diariamente, aumenta-se em 30% o risco de desenvolver obesidade. Além de estarem relacionados ao surgimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol alto, doenças cardiovasculares e entre outras. Atualmente, essas doenças são citadas como a maior causa de mortes no mundo. E quando o consumidor lê a lista de ingredientes dos alimentos ultraprocessados, muitas vezes o próprio não possui conhecimento dos ingredientes utilizados em sua preparação. Por exemplo, em receitas caseiras é comum ler na lista de ingredientes: “farinha de trigo, ovos, leite” e não compostos como tripolifosfato de sódio, pirofosfato tetrassódico, antiumectante dióxido de silício, inosinato dissodico, sendo estes aromatizantes e corantes artificiais presentes em sua maioria em produtos: macarrão instantâneo, salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes, guloseimas e entre outros alimentos ultraprocessados. O pedido de revisão não só ignora as recomendações do Ministério da Saúde como também viola o direito da população de saber o que compra e ingere. As escolhas de consumo e aquisição são individuais, porém o direito de saber é de todos.

 

Para saber mais:

Núcleo de estudos da USP emite nota sobre pedido de revisão no “Guia Alimentar para a População Brasileira”. Jornal de USP, 18, Setembro, 2020. Disponível em:  <https://jornal.usp.br/atualidades/nucleo-de-estudos-da-usp-emite-nota-sobre-pedido-de-revisao-no-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira/> Acesso em: 26, Outubro, 2020.

DERAM, Sophie. Conhece o Guia Alimentar para a População Brasileira?. UOL Viva bem, 23, Setembro, 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/sophie-deram/2020/09/23/conhece-o-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-eu-apoio-e-voce.htm> Acesso em: 26, Outubro, 2020.

Guia Alimentar para a População Brasileira. OPAS/OMS Brasil, Brasília, DF. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5438:guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira&Itemid=820> Acesso em: 26, Outubro, 2020.

Moção de Apoio ao Guia Alimentar para a População Brasileira frente à Nota Técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. FCA, Unicamp, Limeira, 18, Setembro, 2020. p. 16–18, Disponível em: <https://www.fca.unicamp.br/portal/images/Comunicacao/Noticias/2020/Mo%C3%A7%C3%A3oDeApoioGuiaAlimentar.pdf> Acesso em: 29, outubro, 2020.

 

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Texto elaborado para a disciplina “Nutrição e Saúde Pública” – Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP.