InterSSAN participa do I Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mauá

A nutricionista Flávia Negri, colaboradora técnica do InterSSAN participou, no dia 16/10/2024, do I Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mauá. A participação social foi o tema que atravessou a fala da colaboradora, que palestrou sobre “Instrumentos e estratégias para a construção de um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”. A exposição abordou o passo-a-passo, desde a organização dos diferentes setores da sociedade até materiais temáticos elaborados pelo InterSSAN e Rede-SANS, para que o município possa elaborar o seu Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSAN).

O evento foi promovido e realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mauá (COMSEA Mauá) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de Mauá (SSA). O Seminário teve como tema “Alimentação: um direito pre

 

visto para todos, uma realidade ausente na mesa de muitos”, e recebeu mais de 300 participantes, entre representantes de cooperativas agropecuárias, de organizações sociais, gestores públicos e interessados na Segurança Alimentar e Nutricional do município.

Mauá tem sua Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e COMSEA instituídos e em funcionamento, já concluiu o processo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), realizou sua Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em 2023 e agora, com a realização do Seminário, começa a se organizar para a elaboração do seu PlanSAN.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o presidente do COMSEA Mauá, Alex Trajano, o secretário municipal de Segurança Alimentar de Mauá, Helio Tomaz Rocha, o pró-reitor de ensino do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Carlos Eduardo Pinto Procópio e o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário de São Paulo (SFDA/SP), Elvio Aparecido Motta.

A gerente geral da Clínica do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Maria Paula Albuquerque, também contribuiu falando sobre as “Infâncias em tempos de Sindemia Global”. Ela abordou os impactos da obesidade, desnutrição e mudanças climáticas na vida das crianças, e consequentemente na alimentação e nutrição, em especial na primeira infância. Também a artista Mírian Warttusch alegrou diversos momentos do evento e envolveu os participantes com suas músicas e interpretações relacionadas ao comer.