Na última sexta-feira (30/11), os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde e da Educação lançaram o Marco de Referência em Educação Nutricional e Alimentar, documento oficial para guiar as políticas públicas sobre educação alimentar e nutricional, e a coordenadora geral da Rede Sans, professora Maria Rita Marques de Oliveira, compareceu ao evento.
O Marco de Referência foi criado a partir de discussões entre representantes dos três ministérios, de universidades e da sociedade civil. Maria Rita participou de duas oficinas de elaboração do documento e a Rede Sans também opinou em consulta pública sobre o texto final do documento.
O documento visa consolidar conceitos e práticas da educação alimentar e permitir visão multidisciplinar em relação as políticas que promovem o direito à alimentação adequada, previsto na Constituição Federal, documentos e em tratados internacionais.
O Marco servirá de base para a atualização do Guia Alimentar da População Brasileira, publicado, em 2006, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse documento deverá nortear as ações de Educação Alimentar e Nutricional da Rede Sans.
Também no dia 30, entrou no ar o site Ideias na mesa considerado um desdobramento do Marco de Referência, criado para compartilhar experiências de pessoas, instituições do governo e organizações da sociedade civil que pratiquem e ajudem a promover a alimentação adequada e saudável no país.