Em comemoração ao dia mundial da alimentação, celebrado em 16 de outubro, vários municípios que integram a Rede Sans promoveram atividades. Entre as ações, que este ano tiveram como tema central “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”, estiveram exibição de documentários, palestras, oficinas, cursos, orientação nutricional e atividades físicas.
Em Registro, a data contou com programação em período integral na Praça dos Expedicionários, onde as pessoas puderam participar de atividades como oficina de horta suspensa com garrafa pet e de aproveitamento integral dos alimentos, exposição e degustação de produtos com biomassa da banana verde, feira de produtos da Cooperativa Agrícola Família do Vale, exibição de vídeos sobre estilo de vida saudável e consumo responsável.
A União das Instituições de Ensino, Serviço e Pesquisa (Unisepe) realizou teste de flexibilidade, atividade física, avaliação, orientação nutricional e aferição de pressão e a ECAP Júnior, da Unesp, realizou palestra e discussão sobre cooperativas agrícolas e a importância das mesmas no combater à fome no mundo.
Em São José do Rio Preto, ocorreu o Encontro de Grupos de Reeducação Alimentar Infantil (GRA). Cerca de 160 pessoas, entre crianças e pais, participaram do encontro realizado no teatro do Sesc e tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de uma alimentação saudável por meio uma programação didático-pedagógica.
No dia 3 de outubro, o município já havia promovido o evento “O Peixe Morre Pela Boca e Você? ” que reuniu, aproximadamente,150 pessoas, entre nutricionistas, profissionais ligados à área de segurança alimentar e pessoas interessadas pelo tema.
Ribeirão Preto comemorou o dia mundial da alimentação com exposição de experiências de atividades na área de segurança alimentar e nutricional e também mostra de animais esculpidos em alimentos.
Em Botucatu, foi realizada uma semana de ações. Na abertura do evento, o secretário de Agricultura, Marcio Campos, falou das ações já executadas como, por exemplo, a ampliação da aquisição de alimentos de agricultores familiares para a merenda escolar, e também de projetos.
A coordenadora geral da Rede Sans, Maria Rita Marques de Oliveira, destacou a participação da Secretaria Municipal de Educação no evento e ministrou palestra sobre alimento seguro.
Além de degustações, palestras e visitas ao Banco de alimentos e a hortas comunitárias, o município lançou o “Feira Legal”, projeto que visa oferecer apoio organizacional e financeiro para melhoria das estruturas das feiras livres em Botucatu.
No município de Bauru, teve início em 1 de outubro e se estende até o dia 31, a primeira edição da Semana de Segurança Alimentar e Nutricional, que inclui palestras, cursos, distribuição de mudas de hortaliças, visita a cooperativas no Assentamento Aimorés. O evento também contemplou a premiação do concurso para elaboração da logomarca do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no qual se inscreveram 28 alunos do curso de Designer Gráfico da Universidade Paulista (Unip), câmpus de Bauru. O vencedor foi Felipe Romão.
[print_gllr id=2284]