FAO e OPAS reconhecem importância de parcerias sul-americanas para Segurança Alimentar e Nutricional na região
Entre os dias 23 e 27 de março, a coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Unesp e diretora Técnica do Programa SSAN-UNASUL, Maria Rita Marques de Oliveira, acompanhada do pesquisador José Giácomo Baccarin, também do Núcleo de SAN da UNESP, realizaram uma visita técnica ao Chile, para promover articulações da Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nações Sul-Americanas (Rede SSAN-UNASUL).
No roteiro dos pesquisadores estavam visitas a universidades e conversas para a divulgação da Rede com técnicos do governo chileno, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU). A anfitriã da visita foi a Universidade do Chile sob a coordenação da pesquisadora Anna Cristina Pinheiro Fernandes que também atua no Ministério da Saúde chileno e faz parte de um dos projetos apoiados pelo governo brasileiro na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
Uma das oportunidades de divulgação da Rede SSAN-Unasul e suas atividades, aconteceu durante o “Primer Encuentro para Intercambio de Experiencias y Estudios sobre Alimentación Escolar em Chile y Brasil”, organizado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile em conjunto com a PUC do Paraná, sob a coordenação de Jaime Rozowski da PUC Chile e Cilene da Silva Gomes Ribeiro, pesquisadora da PUC Paraná, que é responsável por um dos 25 projetos apoiados pela Rede em parceria com outras nações sul-americanas, no caso o Chile.
No encontro, estiveram presentes pesquisadores e técnicos do governo chileno envolvidos com a questão da alimentação escolar, além de pesquisadores da PUC-PR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os pesquisadores do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP foram recebidos pelo professor Jaime Rozowski e por Teresa Boj, coordenadora do projeto governamental chileno “Elige Vivir Sano”, que busca a promoção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis para melhorar a qualidade de vida e bem estar da população. Ambos, Rozowski e Boj, mostraram interesse em contribuir com o processo de articulação da Rede SSAN-UNASUL.
Já na quarta-feira, dia 25 de março, houve uma visita ao Ministério de Relações Exteriores do Chile, com a coordenadora da área de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana María Troncoso, para apresentação do plano de trabalho do Programa SSAN-UNASUL e esclarecimentos de dúvidas a respeito, visto que o Ministério chileno articula as atividades da UNASUL no país.
Ainda no dia 25, os pesquisadores do Núcleo de SAN visitaram o Ministério da Saúde, onde Tomaram conhecimento da dinâmica de funcionamento de programas de alimentação que têm sido tomados como referência por outros países. Em reunião, as diretrizes e o plano de trabalho do Programa SSAN-UNASUL foram expostos a Lorena Rodriguez, responsável pelo Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde do Chile, e Roberto Del Aguila, da Oficina Regional da OPAS.
Para a Diretora Técnica, Maria Rita Oliveira, tornou-se evidente a contribuição que o Chile pode oferecer às questões de saúde relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito da UNASUL.
As últimas atividades da visita ocorreram no dia 27, pela manhã os pesquisadores do Núcleo de SAN da UNESP acompanhados da pesquisadora Anna Cristina Pinheiro Fernandes foram recebidos por Eve Crowley, Representante Regional Adjunta para América Latina e Caribe e Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) no Chile, acompanhada dos Consultores Guilhermo Toro (projetos de cooperação Sul-Sul), Maria José Coloma (Nutrição), Tito Diaz (Desenvolvimento da Pecuária), Adoniram Sanches (Políticas Públicas).
Após a apresentação dos componentes e do plano de trabalho do Programa SSAN-UNASUL, cujo principal propósito é articular uma rede de instituições e pesquisadores da América Latina para as ações de pesquisa, ensino e extensão em Soberania e SAN, a representante regional da FAO, concluiu que a proposta do programa da UNASUL apresenta forte convergência com a proposta da ONU em âmbito regional e que há disposição do órgão em estreitar laços com a UNASUL, universidades e instituições de pesquisa.
Ainda na tarde do dia 27 de março, os pesquisadores foram recebidos por María Soledad Reyes, diretora da Escuela de Nutrición y Dietética da Faculdad de Medicina da Universidad de Chile para uma avaliação da missão e encaminhamentos. A diretora da Escuela de Nutrición fez considerações a respeito da importância da iniciativa de articulação da Rede SSAN-UNASUL e colocou-se a disposição para articular o trabalho com outras Faculdades da Universidade de Chile, assim como com outras instituições do país.
Na avaliação de Osório Coelho Guimarães Neto, membro da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil (SECIS/MDS) e Coordenador Executivo do Programa SSAN-UNASUL, essa missão técnica representou um importante passo para a consolidação do Programa SSAN-UNASUL, fortalecendo a inserção do Chile nas atividades e introduzindo o diálogo com organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).