A professora Maria Rita Marques de Oliveira foi a representante do Centro de Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unesp (INTERSSAN) na 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Botucatu. Intitulado “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o evento organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), foi realizado dia 29 de junho, auditório do Colégio La Salle.
A coordenadora do Interssan foi responsável por abrir os trabalhos, contextualizando os presentes sobre os três eixos da conferência: EIXO 1 – Determinantes estruturais e macro desafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; EIXO 2 – Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada e; EIXO 3 – Democracia e participação social.
Em sua fala, Maria Rita destacou a atual situação brasileira ao apresentar dados que confirmam que “a fome hoje é negra, é feminina, está entre as pessoas que têm menor grau de instrução e está no meio rural”. Ela afirmou ainda que uma estratégia de enfrentamento passa pelo fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional nos municípios e no País. Porém, ressaltou que isso só vai acontecer se houver grande mobilização de toda a sociedade.
Também fez um resumo da legislação brasileira e das políticas públicas sobre o tema e sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). “Procurei passar informações que contribuíssem para facilitar o debate das pessoas e as propostas”, explicou.
A 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Botucatu também contou com apresentações culturais, mesa redonda sobre o Plano Municipal de SAN (2018) e as atuais ações de SAN, grupos de trabalhos, plenária final com apresentação das propostas dos Grupos de Trabalhos (GTs), votação das propostas e eleição dos delegados regionais.
Interssan – Ligado ao Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, o Interssan é um espaço de interlocução entre instituições de pesquisa e a sociedade, visando produzir e ampliar o acesso às tecnologias sociais, desenvolver e disseminar processos de gestão de políticas públicas, oferecer formação para o aprimoramento das atividades humanas no curso do sistema alimentar e para a promoção de práticas alimentares que proporcionem saúde e bem estar.