Lais Sartori e Patrícia Tavares, pesquisadoras e integrantes da Rede Sans de Piracicaba, participaram, em 14 de abril, de mesa-redonda sobre economia solidária, alimentos saudáveis, geração de renda e cidadania, durante o “I Encontro da Rede Guandu – Produção e Consumo Responsável: Repensando ações, princípios e perspectivas”.
|
Evento visou buscar novas parcerias |
O evento teve como objetivo de apresentar a Rede Guandu e buscar parcerias e integrantes que possam atuar de forma ativa em suas ações.
Sobre a Rede Guandu
Visa promover a agricultura familiar e viabilizar a comercialização e o acesso de produtos saudáveis por um preço justo, por meio do apoio à organização e articulação direta de consumidores e produtores familiares com ênfase em sistemas de produção de bases ecológicas.
É uma iniciativa que foi criada pelo Terra Mater em 2007 a partir da percepção de que agricultores da região encontravam dificuldades na comercialização de seus produtos pelas vias convencionais. Em 2011, o Instituto Terra Mater aprovou um projeto de apoio à Rede junto ao Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça para desenvolvimento da Rede Guandu.
Por intermédio da articuladora local da Rede Sans em Piracicaba, Márcia Cardoso, a Rede Guandú, representada por Valéria Freixedas, iniciou sua participação no Conselho Municipal de Segurança Alimentar em Piracicaba e tornou-se parceira da Rede Sans.
Com informações de Márcia Cardoso, articuladora local de Piracicaba