A Rede de defesa e promoção da alimentação saudável, adequada e solidária (Rede SANS) tem se empenhado no apoio à organização e realização de conferências locais e regionais de Segurança Alimentar e Nutricional.
Dados de diagnóstico elaborado e que está incluído em uma das etapas de atuação da Rede, inclusive, têm servido como subsídio em vários desses encontros, que visam promover debate com a finalidade de estabelecer compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6º da Constituição Federal, além de possibilitar à sociedade espaço para participação no processo de construção da política de promoção da segurança alimentar e nutricional.
Algumas cidades como Batatais e Mauá, que integram a Rede SANS, já promoveram as fases municipais, e outras estão preparando o encontro. Em Presidente Prudente e São José do Rio Preto, por exemplo, Dom Mauro Morelli participará da atividade.
As conferências municipais e regionais, que elencarão propostas e elegerão representantes, precedem a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada no período de 7 a 10 de novembro, em Salvador. O evento deverá reunir 2.000 pessoas.
Este ano, foram propostos três eixos norteadores para os encontros: “Avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar”; “Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional” e “Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”.
As cidades que ainda não realizaram suas conferências e quiserem obter mais informações sobre o processo, podem consultar as orientações no site do CONSEA.