No dia 22 de agosto, ocorreu, em São Paulo, reunião plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP), que contou com a presença de vários representantes do poder público estadual, na qual, parte são conselheiros.
A abertura da reunião foi realizada pela Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, que falou sobre apoio que obteve da Rede Sans durante o I Seminário Estadual.
A primeira palestra teve como tema o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e foi ministrada por Francisco Rodrigo Martins, representante da Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios (Codeagro).
Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos de trabalho para discutir a adesão do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e revisar as 250 propostas da IV Conferência Estadual Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2011. Foram apresentadas e discutidas mudanças recentes no regulamento do Programa de Aquisição de alimentos (PAA), as quais exigem que o Conselho Estadual assine termo de adesão e faça fiscalização do funcionamento do PAA.
Depois, foi apresentada nova proposta de estruturação do Consea que contém várias informações, inclusive a missão do conselho (articular e fomentar a Segurança Alimentar e Nutricional intersetorialmente), objetivos estratégicos, levantamento de ações realizadas no estado e fortalecimento das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional.
Vale destacar que a Rede Sans viabilizará a participação de representantes de todas as regiões do Estado para apoiar a reestruturação do Consea.
No encerramento, houve divulgação do “Prêmio Josué de Castro”, que premiará iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.
Com informação de Rafael Reginato Ávila