Realizada desde 2011 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Semana serve para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de conservar hábitos saudáveis para prevenir doenças não transmissíveis e ensinar maneiras eficazes de diminuir os seus riscos.
“Todos nós devemos colaborar para criar um ambiente onde tomar decisões saudáveis seja a opção mais fácil. Todos os líderes de todos os setores do país devem colaborar de uma maneira comprometida e coordenada”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne em um vídeo-mensagem.
O câncer, as doenças do coração, a diabetes e as doenças respiratórias crônicas representam atualmente as principais causas de morte, doenças e deficiências nos países americanos. As pesquisas mostram que a maioria dessas doenças podem ser prevenidas mediante a redução da má alimentação, da ociosidade, do consumo de tabaco e do uso nocivo de álcool.
Como parte dessa campanha de conscientização, a Guiana lançou a Comissão Nacional de Doenças Não Transmissíveis; na Colômbia a Rede de Universidades Promotoras de Saúde realizaram uma conferência; oficinas sobre o tema foram realizadas nas escolas primárias do México e Washington promoveu uma caminhada e bicicleta para celebrar esta data. Outras ideias simples de como promover uma vida mais saudável podem ser encontradas no site da OPAS (clique aqui).