SISAN foi tema de debate de Ciclo de Diálogos sobre Segurança Alimentar

Conselheiros, gestores, técnicos do Poder Público e integrantes da sociedade civil participaram nesta quarta-feira, dia 3, do segundo encontro virtual do Ciclo de Diálogos “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar no Estado de São Paulo”. O evento é organizado pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan).

As discussões deste segundo seminário giraram em torno do funcionamento do SISAN no Estado de São Paulo e outros aspectos relacionados ao sistema. A atividade contou com a presença do professor Irio Conti, que entre outras atribuições, é integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), que destacou a participação social na construção dos sistemas de saúde pública no Brasil. 

Ele ressaltou a resistência e resiliência da sociedade diante da desconstrução generalizada observada nos últimos anos, bem como as boas perspectivas. Explicou que apesar da posição política desfavorável a partir de 2016, existiram bons exemplos em estados e municípios de programas públicos e iniciativas exitosas. “Agora, temos de aproveitar que há um ambiente favorável para a reconstrução do SISAN e avançar de forma estratégia e ampla”, reforçou.

O professor também atualizou os participantes sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelas comissões e grupos de trabalho do Consea, como a preocupação de se aproximar dos estados e municípios, fazer um diagnóstico e elaborar um plano emergencial o mais rapidamente possível. Ele disse ainda que o foco agora são as conferencias estaduais e municipais, bem como a organização da Conferência Nacional, prevista para dezembro.

Como foi definido pela organização, um texto base foi disponibilizado no site da Rede-Sans tirando dúvidas sobre o que é, quem faz parte, as vantagens, o processo de adesão e os instrumentos operacionais do SISAN. Divididos em grupos, os inscritos foram estimulados a se expressarem sobre como vêem o funcionamento do SISAN e a atuação da rede de Segurança Alimentar no Estado de São Paulo. Também foram discutidas propostas para ampliação do conhecimento sobre o SISAN e a participação ou não do setor privado no sistema.

Ao final dessa fase, cada grupo apresentou um relatório resumido das intervenções dos participantes. Todo o material do evento está disponível para consulta no site da Rede-Sans (http://redesans.com.br/dialogos-de-san/). 

O Ciclo de Diálogos tem continuidade na próxima quarta-feira, dia 10, com o tema “A disponibilidade de alimentos no Estado de São Paulo: produção, transformação e abastecimento.” O convidado palestrante é o engenheiro Agrônomo Paulo Cavasin, da CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os seminários seguem nas quartas-feiras seguintes até o dia 31 de maio, a partir das 18h30. Para participar, basta entrar no site da Rede-Sans e acessar o link de participação. 

Programação das próximas atividades
10/05/2023 – A disponibilidade de alimentos no Estado de São Paulo: produção, transformação e abastecimento
17/05/2023 – A fome no Estado de São Paulo: estratégias de combate à Insegurança alimentar e exigibilidade do direito humano à alimentação adequada
24/05/2023 – Alimentação saudável e sustentável para a população do Estado de São Paulo
31/05/2023 – Governança da Política de SAN no Estado de São Paulo
07/06/2023 – Seminário Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional