Tabela relacionando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ações no âmbito da SSAN.

ODS Exemplos de ações 
ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Tecnologias e inovações sociais voltadas ao sistema alimentar que contribuem para a redução da pobreza.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. A defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) representam o princípio fundamental de todas as ações. 
ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Tecnologias e processos formativos voltados à promoção da alimentação saudável, sustentável e inclusiva
ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Soberania e segurança alimentar e nutricional como área de formação e como tema transversal para a garantia de uma formação integral. 
ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Projetos que buscam o empoderamento de mulheres agricultoras, especialmente as pretas e indígenas. 
ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. Preservação de nascentes dos rios e matas ciliares por agricultores. Uso responsável da água.
ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. A produção e conservação de alimentos está diretamente ligada à energia. Nesse sentido também as escolhas alimentares podem influenciar o uso responsável da energia.  
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. O sistema alimentar oferece muitas oportunidades de inclusão produtiva. 
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. A produção artesanal e o uso sustentável de recursos naturais como matéria prima.  
ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. Priorização de ações nas regiões de maior vulnerabilidade do Estados de São Paulo, parcerias com grupos emergentes no país, na África e América do Sul.   
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamento humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis, por meio de políticas públicas e mobilização social
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Perdas e desperdícios de alimentos, preservação da biodiversidade alimentar e comercio justo como pauta. 
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. Projetos em regiões africanas afetadas pelas mudanças climáticas.  
ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Os recursos marinhos são em grande parte fontes alimentares, cujo consumo deve ser orientado para a sua sustentabilidade.
ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. Uma dieta sustentável prevê o uso responsável das fontes alimentares. Um exemplo seria a redução do consumo de carne.  
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Inserção da ac academia no fortalecimento das políticas de SAN em nível local, regional, estadual, nacional e internacional.  
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Parceiros em todas as regiões do Estado de São Paulo, do Brasil, países de Língua Portuguesa, América do Sul, entre outros