Neste dia 26/06, a cidade de União da Vitória, no Paraná, recebe a Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentação, o SISAN.
A atividade começou às 9h e deve termina no final da tarde. A oficina está sendo realizada no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), localizado na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856 – São Basílio Magno.
São esperados para a reunião representantes da sociedade civil e do governo dos 9 municípios da região. Os municípios da região são: Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitoria, São Mateus do Sul e União da Vitória. No total, o Paraná tem 399 municípios.
Para se inscrever nesta ou outras oficinas no Paraná, basta acessar o seguinte link e preencher os dados: https://goo.gl/lxwhtw.
Rede Sans no Paraná
A oficina será a sétima a ser realizada no estado, que já recebeu atividades Apucarana, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. A atividade faz parte do projeto de parceria entre a UNESP com a Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e será realizada com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional (CORESANS) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA-PR).
O convênio entre UNESP e MDSA já levou uma primeira rodada de oficinas à todas as regiões do estado de São Paulo, e segue os trabalhos no estado do Paraná.
O Paraná divide seu território em 23 regiões administrativas, cada uma com uma comissão, as CORESANs. 14 dessas regiões serão visitadas pela Rede SANS até o final de Julho. No total, serão 18 oficinas no Paraná.
Oficinas de adesão ao SISAN
A oficina de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) tem como objetivo capacitar gestores e gestoras da área, da sociedade civil e do do governo para criar condições de adesão ao sistema.
Para entrar no SISAN, são necessárias medidas de organização. É necessário que o município tenha um conselho municipal de segurança alimentar ativo, além da criação de um plano municipal de segurança alimentar e a formação de uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN). Com isso, o município pode se juntar ao SISAN através do governo federal e estadual, ou pelo site de adesão ao sistema, o AdeSAN.
Agenda de Oficinas no Paraná
Confira abaixo a agenda das próximas oficinas a serem realizadas no Paraná até Julho.