Foi realizado nesta quarta-feira, dia 31, o sexto encontro virtual do Ciclo de Diálogos “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania alimentar no Estado de São Paulo”. O tema desta última reunião foi Governança na Política de SAN.
A professora Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), uma das entidades organizadoras do evento, foi a responsável em abrir os trabalhos. Ela apresentou uma análise das questões relacionadas a participação social e governança (desafios 8 e 9) da avaliação das metas do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN-SP, 2019-2023) produzido pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do estado de São Paulo (Caisan-SP).
Em sua fala, Maria Rita ressaltou a ausência no relatório de dados referentes à adesão dos municípios no que diz respeito à criação dos conselhos de segurança alimentar. A professora também disse ser importante encontrar uma forma de envolver todos os municípios paulistas nessa discussão.
Seguindo o formato dos encontros anteriores, os presentes foram divididos em grupos e foram questionados a darem suas manifestações em duas perguntas apresentadas pela organização: 1) Quais são os fatores que facilitam e os fatores que dificultam a adesão ao SISAN e efetivação das políticas de SAN no Estado de São Paulo? e, 2) O que pode ser feito para que os municípios consigam efetivar as ações do SISAN? Os resultados dessas discussões estão disponíveis em um relatório disponibilizado para consulta no site da Rede Sans (http://redesans.com.br/dialogos-de-san/).
Antes, os participantes tiveram acesso a um texto base disponibilizado no site da Rede Sans, que fez uma síntese das metas relativas à Governança no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN-SP 2019-2023), incluindo as políticas envolvidas, com seus mecanismos de participação social, o quanto se avançou e o quanto se necessita avançar.
O Ciclo de Diálogos é promovido com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP), da Rede de Defesa e Promoção da Alimentação Saudável, Adequada e Solidária (Rede SANS), do Fórum Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, da Articulação Paulista de Agroecologia,do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Segurança Alimentar e Regularização Fundiária.
A sistematização das discussões e dos relatórios produzidos nos seis encontros realizados será realizada no próximo dia 7, das 9h às 16h, na sede da Unesp, em São Paulo. O evento será realizado de forma presencial e conta com o apoio de todos os envolvidos no processo. No mesmo dia, a partir das 18h30, será feito um evento online de fechamento de um documento que poderá servir de subsídio para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar, marcada para outubro. A última Conferência realizada no estado de São Paulo foi em 2015.