A Casa de Agricultura de Avaré (CATI) lançou nesta quarta-feira, 13, a primeira feira que comercializará frutas e verduras orgânicas em Avaré. A feira será realizada semanalmente, toda quarta-feira das 8h às 12h, com produtores do município no pátio da CATI, que fica na Rua Santa Catarina, número 1901. Estarão disponíveis alimentos como folhas, legumes, verduras, frutas, sucos, grãos, entre outros.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da CATI, João Rafael Bonini Bicudo, qualquer produtor, de pequeno ou grande porte, pode produzir alimentos orgânicos. Para isso, deve-se passar por um período de conversão, que geralmente dura um ano, sem o uso de insumos proibidos, como agrotóxicos, adubos químicos e qualquer outro tipo de produto que possa causar algum dano a saúde dos consumidores. Depois desse período, o produtor pode ser certificado e cadastrado pelo Ministério da Agricultura para vender como orgânico.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a produção orgânica é mais viável e com o custo baixo quando comparada a produção normal, já que se utilizam apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo; como o controle biológico que utiliza meios naturais para diminuir a quantidade de organismos ofensivos e o uso de estercos animais, que aumentam a fertilidade do solo. Sendo assim, o produtor não precisa investir em agrotóxicos e fertilizantes químicos para manter a plantação.
Para facilitar a compra dos munícipes, os responsáveis pela feira estão criando o “Grupo Consumidor”, para cadastrar as pessoas que pretendem adquirir os alimentos orgânicos. Os interessados receberão toda sexta-feira um e-mail do grupo com a relação dos produtos que serão comercializados no dia da feira. Os participantes podem responder até o domingo de cada semana com a quantidade e o produto de interesse para ser feita a reserva. O pagamento será feito na retirada dos alimentos. Para fazer parte do projeto, basta entrar em contato com a CATI pelo telefone 14 3711-2572.
Prefeitura de Avaré-SP