1º SPSSAN CPLP

Primeiro Seminário de Pesquisadoras/es de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O MU-CONSAN–CPLP e secretariado da CPLP convidam pesquisadoras e pesquisadores de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) interessados em ampliar esta rede e discutir e atuar com as temáticas da Soberania e da Segurança Alimentar e Nutricional, a submeter suas pesquisas, cursos e projetos, ao 1º SPSSAN CPLP.

O MU-CONSAN/CPLP é uma rede formada por representantes das universidades pertencentes a países da CPLP e por profissionais de diversas áreas que atuam na pesquisa e promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) nos países membros (https://muconsancplp.unilab.edu.br/).

Para atender aos objetivos propostos, o debate se dará em torno da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, definida no âmbito da CPLP (ESAN/CPLP). Ressalta-se que não é necessário que as/os participantes trabalhem especificamente com o tema da SSAN, mas que desejem convergir suas ações e pesquisas nesta direção.

A fim de ampliar as referências sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, contextualizando a importância e pertinência destes temas para os países da CPLP, observamos que são transversais a todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU.  Acesse aqui para conferir a tabela que relaciona SSAN e ODS.

O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2023, nos seguintes horários:

Países Horário
Angola e Portugal 11h às 15 h
Brasil 07h às 11 h
Cabo Verde 09h às 13 h
Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe 10 h às 14 h
Moçambique 12h às 16 h
Timor Leste  19h às 23 h

O Seminário tem como objetivos: i) trazer novas/os pesquisadoras/es para o MU-CONSAN-CPLP, a fim de ampliar e fortalecer a rede de pesquisadoras/es em SSAN de países da CPLP, assim como fomentar novas parcerias; ii) ampliar o debate em SSAN em países da CPLP; iii) colher subsídios para a elaboração de diretrizes de pesquisa no âmbito do MU-CONSAN-CPLP. 

Consulte o escopo deste seminário aqui

Veja aqui quem pode participar

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos serão apresentados em língua portuguesa e devem relatar projetos, cursos ou pesquisas, em andamento ou finalizados. O foco supera a apresentação dos resultados obtidos, reforçando-se a expertise das/os participantes e as perspectivas futuras e interesses de cada um/a no estabelecimento de parcerias e contribuições que possam aportar a realização dos propósitos da ESAN-CPLP. Neste sentido, cursos de extensão e pós-graduação, ou projetos de ensino de graduação são também bem-vindos. 

Número de trabalhos por pesquisador/a: 

As/os pesquisadoras/es poderão submeter mais de um trabalho, desde que no mesmo eixo ou, sendo em eixos diferentes, indicando uma outra pessoa da equipe para apresentar. 

Sobre a submissão dos Resumos:

Os trabalhos devem se relacionar a um dos 3 eixos abaixo descritos, e que correspondem aos eixos da Estratégia de SAN da CPLP, que pode ser encontrada em: https://www.cplp.org/Admin/Public/Download.aspx?file=Files%2FFiler%2Fcplp%2FGuiaESAN_v9.pdf

 

Eixos Temáticos para submissão de Resumos (baseados na Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN) da CPLP) 

EIXO 1: Governança

Na ESAN-CPLP, a governança da SSAN aparece como o primeiro dos seus três eixos prioritários, tomando com o desafio o fortalecimento da governança das políticas de SSAN nos sistemas políticos dos diferentes países e no próprio bloco geopolítico. Este eixo trata dos processos envolvidos na gestão pública das políticas de SSAN com forte apelo para a intersetorialidade e a participação social.  Trata dos estudos de análise de políticas e programas, metodologias inovadoras, resultados de experiências bem-sucedidas, advocacy, legislação, exigibilidade, diplomacia, pesquisadores e grupos de pesquisa comprometidos com o tema e suas linhas de pesquisa e ação.

 

EIXO 2: Proteção Social

O segundo Eixo da ESAN-CPLP trata da promoção do acesso e utilização dos alimentos para melhoria dos modos de vida dos grupos mais vulneráveis, em particular as mulheres e crianças. São envolvidas nesta seção de resumos, as pesquisas e estratégias para entendimento da realidade e superação de problemas relacionados à alimentação e nutrição, que busquem a proteção social em âmbito público e/ou coletivo ou individual, incluindo as políticas públicas. Quanto às temáticas, serão consideradas neste espaço, propostas que envolvam ou se relacionem com: acesso aos alimentos; escolha, preparo e consumo dos alimentos nos territórios; binômio “saúde e nutrição”, como o atendimento às necessidades nutricionais de grupos vulneráveis, má-nutrição (deficiências e excessos de energia e nutrientes) e acesso a serviços de saúde; questões de gênero, como mitos, desigualdades, racismo estrutural e assistência à saúde da mulher e criança, que influenciam a nutrição.

 

EIXO 3: Produção e Disponibilidade de Alimentos

Este eixo trata do fortalecimento de sistemas tradicionais e outros sistemas de produção de alimentos familiar-camponeses, assim como a distribuição de alimentos, incluindo acesso e disponibilidade de recursos hídricos, a proteção de recursos naturais e das culturas e saberes locais, tendo como base os princípios da Agroecologia. Inclui temas como: agricultura familiar camponesa, acesso à água, conservação ambiental, desenvolvimento territorial com respeito às especificidades culturais e à sustentabilidade, estratégias de processamento e armazenamento de alimentos, insumos e tecnologias, sobretudo no campo da Agroecologia, desenvolvimento e apoio a tecnologias sociais, Assistência Técnica e Extensão Rural que atue de forma participativa e compartilhando saberes e conhecimentos locais. Acesso a crédito e seguro rural. Distribuição e disponibilidade de alimentos: circuitos curtos, mercados locais, transporte, desperdícios e condições de conservação, tecnologias sociais. Desenvolvimento de políticas públicas e arcabouço legal para fortalecimento da agricultura familiar-camponesa, valorização do papel da mulher do campo (proteção de direitos), apoio à juventude rural e a soberania na produção de alimentos.

 

ATENÇÃO AOS PRAZOS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DE RESUMOS!

INSCRIÇÕES: 

Inscrições encerradas!!

SUBMISSÃO DE RESUMOS:

Submissão de resumos encerrada!!

COMUNICAÇÃO:

Os inscritos no 1º SPSSAN-CPLP receberão todas as informações referentes ao aceite e apresentação dos trabalhos, aos links de acesso e à programação por e-mail.

 

FALE CONOSCO:

Caso tenha dúvidas sobre o 1º SPSSAN-CPLP, escreva para: seminariossan.cplp@gmail.com