Mais de 5 milhões de estudantes serão orientados sobre obesidade

Os ministérios da saúde (MS) e da educação (ME) iniciaram essa semana (dia 5 de março de 2012) a primeira edição da semana de Mobilização Saúde na Escola que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes e ocorrerá nos próximos anos.

Esta semana está prevista no Programa Saúde na Escola que foi desenvolvido pelos MS e ME e agora está integrado ao Programa Brasil sem miséria.

Esta ação surgiu em resposta ao crescimento da obesidade infantil no Brasil. Este problema afeta 1/5 da população infantil, por isso há uma necessidade em prevenir uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos cardiovascular, renal e cerebral aumentada.

Numa integração entre profissionais da área da educação e da saúde será possível avaliar o estado nutricional e orientar 5 milhões de alunos de escolas públicas, com idade entre 5 e 19 anos. As avaliações nutricionais serão realizadas por profissionais da Estratégia Saúde da Família.

Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas para conhecerem os serviços ofertados.

Os estudantes que estiverem com excesso de peso serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para orientações nutricionais. As UBSs são capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas daquele território que ela é responsável, desafogando dessa maneira os hospitais de referência da região.

O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 118,9 milhões referente aos 2.495 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola e se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. Os municípios (1.938) que aderiram à Semana de Mobilização Saúde na Escola vão receber um incentivo extra de R$ 558,00 por equipe de saúde da família envolvidas na ação.
Fonte: Ministério da Saúde