NUTRICAST UNESP – Você sabe o quanto os pais e educadores influenciam no estilo de vida das crianças?

Estudos mostram que a conexão entre a família e a escola é fundamental, pois com a união dos dois é possível ter sucesso na promoção da alimentação saudável e na prática de atividades físicas que são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Figura 1 – A comunicação entre pais e educadores é muito importante por influenciarem diretamente no comportamento das crianças.

Foto: Eduarda Diniz Mayrink

Por Isabela Kikumoto Vilela

 

Uma pesquisa divulgada no jornal científico “Health Education & Behavior” é capaz de nos dar uma ideia de como os pais e os professores tem influência na promoção da alimentação saudável junto com a prática de atividades físicas, que são fundamentais para as crianças, para o crescimento, nutrição e prevenção de futuros distúrbios e doenças.

Porém, a problemática é que a maioria das crianças não estão dentro dos padrões de estilo de vida saudáveis, isso por conta da falta de comunicação ou até mesmo a falta de informação dos pais com os educadores.

Estudos na área da saúde e educação mostram que devemos nos atentar ao alto índice de obesidade infantil, ligados também a saúde física, mental e emocional das crianças, confirmando a importância de uma dieta saudável.

Os professores são agente ativos no processo para conquista de bons hábitos alimentares dos alunos, mas esses hábitos são criados primeiramente pela família e quando a criança é inserida na escola, o professor atua como responsável, mas os pais também devem estar conectados com a escola, buscando sempre saber como está o comportamento de seus filhos.

Logo, as famílias e as escolas devem assumir a responsabilidade de uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos com as crianças, pois os costumes dos pais e dos educadores servirão de exemplo para formação dos hábitos das crianças, ou seja, as experiências vividas na infância irão se refletir na medida que amadurecem.

 

Isabela Kikumoto Vilela

Texto elaborado para a disciplina “Teoria e Prática da Comunicação” – Curso de Nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP