Confira os materiais do SISAN – Documentos para Conferências, Cadernos do Conselheiro e o SISAN no município.

O INTERSSAN – Centro de Ciência e Tecnologia para a Soberania e a Segurança Alimentar e Nutricional – IBB/UNESP -Botucatu, elaborou um conjunto de instrumentos para apoiar os municípios e estados brasileiros, na chamada e organização das Conferências Municipais e Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.

Se você é representante dentro do conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do seu município,  leve esses materiais até a próxima reunião e converse com os colegas sobre o município já estar preparando a sua conferência. Se o seu município ou seu estado já estão preparando as conferências,  podem acessar  o material e verificar se ele pode contribuir com algum ponto ainda em aberto.

BOA CONFERÊNCIA DE SAN!

Para acessar os materiais, clique nos links ou nas imagens:

1.Caderno de Orientação Geral para as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional.Caderno de Orientação Geral para as Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional

2.Modelo de Regimento Interno de Conferência SAN.Modelo de Regimento Interno de Conferência SAN

3.Diagnóstico SAN – Brasil.Diagnóstico SAN - Brasil

4.Diagnóstico SAN – Estado de São Paulo.Diagnóstico SAN - Estado de São Paulo

Cadernos do Conselheiro

Estes materiais ajudam as comissões de segurança alimentar regionais a compreender melhor o SISAN, assim como auxiliam os gestores a realizar as oficinas. Os materias trabalham a legislação, formação de conselhos, câmaras intersetoriais, conhecimentos específicos e processo de adesão ao SISAN:

1.A Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a institucionalização do Conselho de SAN: Caderno 1Caderno1

2.Lei de SAN, Institucionalização da CAISAN e Adesão ao SISAN: Caderno 2
Caderno2

3. O plano de SAN, seu monitoramento e avaliação: Caderno 3

Caderno3

4. Aprofundando Conhecimentos Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses: Caderno das Oficinas.

Caderno de Oficina
5.
Modelo de Regimento Interno de CAISAN e CONSEA Minutas, Leis e Decretos: Minutas Leis Decretos.

Minutas, Leis e Decretos

 

6. Aprofundando conhecimentos, construindo e monitorando Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios Paulistas e Paranaenses: Caderno do conselheiro (versão 2019)