“Desafios e estratégias para a promoção da alimentação saudável
adequada e solidária no Estado de São Paulo”
No período de 8 a 10 de agosto, foi realizado o I Seminário Estadual da Rede Sans que teve como tema central “Desafios e estratégias para a promoção da alimentação saudável adequada e solidária no Estado de São Paulo”, uma iniciativa viabilizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e executada pelo Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, em parceria com o Instituto Harpia Harpyia.
A mesa abertura do evento foi composta pela professora Maysa Furlan, que representou a pró-reitora de pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini; pelo diretor do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Botucatu, Renato Eugênio da Silva Diniz; pela secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi; pelo prefeito de Águas de Lindóia, Martinho Antônio Mariano; por Dom Mauro Morelli, do Instituto Harpia Harpyia; pela professora Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora do projeto Rede Sans; por José de Ribamar de Araújo e Silva, representante da Ação da Cidadania no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); e Mônica Inez Elias Jorge, representante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3).
As atividades do Seminário foram divididas nos seguintes eixos: “Produção de alimentos e sustentabilidade”; “Comércio e consumo de alimentos na sociedade contemporânea”; “Ciência, Tecnologia e inovação em segurança alimentar e nutricional” e “A diversidade do povo brasileiro”.
Quem compareceu ao I Seminário Estadual da Rede Sans também teve a oportunidade de participar do ‘Expresso Aqui”, que consistiu em um espaço reservado para as pessoas deixarem registradas suas expressões que puderam ser manifestadas de diversas formas como contar história, fazer denúncia, falar sobre responsabilidade social, saúde, cultura, democracia, além de apresentar experiência em relação à segurança alimentar e nutrcional (Confira os vídeos abaixo).
O I Seminário Estadual da Rede Sans também contou com atividades culturais.
No encerramento, foram apresentadas as cartas dos quatro grupos (Veja abaixo).
“Considero que atingimos os nossos objetivos. Tivemos participantes de todas as regiões do Estado, dos mais diferences cenários. Todas os temas propostos foram amplamente discutidos e o resultado das discussões foi sistematizado com a participação geral”, avaliou a coordenadora geral da Rede Sans. “Foi uma forma de reafirmar e aprofundar as propostas da IV Conferência e, quem sabe, instigar o governo do Estado de São Paulo para uma efetiva Institucionalização da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Acima de tudo, foi um importante momento para reflexão sobre as atividades da Rede Sans, estabelecer parcerias, fortalecer a Rede, conhecer as prioridades da população e vislumbrar caminhos”, complementou a professora Maria Rita.
Cartas
.: Produção de alimentos e sustentabilidade
.: Comércio e consumo de alimentos na sociedade contemporânea
.: Ciência e Tecnologia em segurança alimentar e nutricional
.: A diversidade do povo brasileiro
————————————————————————————————————————————————–
.: Sobre o Evento
.: Programação Resumida
.: Programação Completa
.: Obter Certificado de Participação (Dúvidas em relação aos certificados entre em contato com Cláudia através do e-mail: claurucco@gmail.com)
.: Obter Certificado de Apresentação de Trabalhos (Dúvidas em relação aos certificados entre em contato com Cláudia através do e-mail: claurucco@gmail.com)
.: Palestras Disponibilizadas
.: Vídeos – Palestrantes
.: Vídeos “EXPRESSO AQUI” (Em breve)
[print_gllr id=1577]