Projeto sobre DCNT no Estado de São Paulo é aprovado

Foi aprovado,  junto ao Ministério da Saúde, o projeto “Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados no Estado de São Paulo” sob coordenação da Professora Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu e coordenadora do INTERSSAN.

Trata de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, com duração de 3 anos, que terá como objetivo fortalecer a governança municipal e a capacidade técnica das equipes de atenção primária à saúde para a promoção da saúde, prevenção e cuidado relacionado às doenças crônicas não transmissíveis em 66 municípios do Estado de São Paulo. Os municípios foram selecionados com base nos critérios de saúde (peso corporal, morte prematura por Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes tipo 2) e diversidade geográfica e populacional. Para acessar a lista completa, clique aqui.

O projeto será desenvolvido através da execução de quatro eixos propostos, conforme apresentado na imagem abaixo. No Eixo 1 será realizado a Análise Situacional dos municípios e equipes do Estado; No Eixo 2 será realizado o processo de Formação, onde serão desenvolvidos e oferecidos um curso de extensão para os gestores (40h) e outro para profissionais de 525 equipes de saúde (180h); No Eixo 3 será desenvolvido o processo de Avaliação dos processos de formação; e no Eixo 4 será executado a Difusão/Tradução do Conhecimento através de publicação de matérias, artigos, e-books e desenvolvimento de webnários e vídeo-documentário.

 O projeto também contará com o envolvimento de outros pesquisadores  de várias outras unidades da UNESP das áreas de nutrição, medicina, enfermagem, geografia, comunicação, educação, agricultura e sociologia. Além disso, fazem parte da equipe executora,  pesquisadores da UNIFESP, UNIMAR, UNIRP.

Em breve mais informações.