Seminário de Articuladores Locais enfocou resultados obtidos e próximas metas

           
            Apresentação do panorama de ações dos municípios, oficina e discussão sobre processo de adesão para novos integrantes. Essas foram as principais atividades do 5º Seminário de Articuladores Locais da Rede Sans, realizado nos dias 22 e 23 de março, em Botucatu.
            Na abertura do encontro, a articuladora geral da Rede Sans, Maria Rita Marques de Oliveira, lembrou aspectos abordados nas edições anteriores do seminário.
            Em seguida, representantes das seis regiões que compõem a Rede expuseram os trabalhos realizados até o momento e os planos para 2012.
            O curso de educação a distância Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição  (Interanutri) nas modalidade agente e professor, a participação em 2011 nas conferências municipais e regionais de segurança alimentar e nutricional e a realização de eventos voltados a comunidade em geral foram os principais trabalhos apresentados.
            A região de Presidente Prudente, por exemplo, mencionou como uma das conquistas a elaboração de diagnósticos dos municípios. Já a de Piracicaba destacou a baixa participação da sociedade civil e do poder público nas atividades. Este ano, a intenção dos articuladores é ampliar a divulgação das ações e a formação de conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional.
           As cidades da região de Itapeva destacaram a pesquisa da Rede e as parcerias com as secretarias de Cultura e Saúde e com o Instituto Cílios da Terra. Já os municípios que compõem o grupo de Botucatu destacaram trabalhos desenvolvidos e ações futuras relacionados ao conselho de segurança alimentar e nutricional.
Vitor Massao e Tony ministraram oficina sobre educomunicação
Batatais ressaltou parceria com a mídia local e a região de Registro mostrou como avanço a conclusão de diagnósticos e o plano de realizar avaliação nutricional em escolas.  
Após as apresentações dos municípios, foi aberto espaço para Dom Mauro Morelli comentar as ações da Rede. 
         A programação também contemplou planejamento para o 6º Seminário de Articuladores Locais, em maio, e evento promovido pela Rede que acontecerá em agosto, além do Momento Sans, no qual foi veiculado  filme e realizada discussão.
            Capacitação

           Durante o seminário, foi realizada oficina ministrada por Vitor Massao e Tony Marlon. Massao falou de forma breve sobre comunicação comunitária e apresentou conceito e características do processo de educomunicação.  Os participantes, então, foram divididos em grupos e elaboraram produções para rádio, vídeos e fanzines.
           Também como parte da programação, os articuladores locais participaram da primeira aula do Interanutri destinado a esse público.

Um dos grupos que produziu vídeo
durante elaboração do material

             Novos interessados

         A Rede Sans tem demonstrado preocupação em expandir. Neste seminário compareceram pessoas que estão iniciando ações ou que vieram para conhecer melhor a proposta. Para tal, o assessor em redes, Cássio Martinho, desenvolveu atividades com esse grupo.
               No dia 23, à tarde, foi discutido material previamente elaborado e que contém os passos para a participação de novos municípios e pessoas na Rede e ainda orientações para futuros apoiadores e parceiros.
        Visita

      No encerramento do 5º Seminário de Articuladores Locais, foi realizada visita ao Bairro Demétria, que produz e comercializa produtos biodinâmicos. Os participantes tiveram a oportunidade conhecer um pouco melhor esse sistema desenvolvido e a estrutura do local.