Momento SANS – Exibição de vídeo do chef inglês Jamie Oliver (22/03/2012)

Data: 22 de março de 2012
Facilitador: Paula Maximo Torres

No dia 22 de maio, durante o 5º Seminário de Articuladores Locais, foi realizada edição do Momento Sans em que foi exibido um vídeo do chef inglês Jamie Oliver o qual abordou vários temas de alimentação e saúde. Um dos focos foi o fato de hábitos alimentares americanos estarem em um patamar preocupante.

Oliver propõe mudanças em setores como supermercados e escolas, além de uma sugestão educativa de que crianças saiam da escola sabendo pelo menos dez receitas as quais contribuam para que tenham uma vida saudável em um mundo de alimentos prejudiciais ao organismo (Assista aqui o vídeo na íntegra).

Após a exibição do vídeo, teve início discussão para refletir sobre os conteúdos apresentados. Para tal, foram discutidas questões como:

  • Vocês concordam com o vídeo?
  • Vocês discordam com algo que foi dito? Por quê?
  • Qual a relação do vídeo com a Rede Sans?

A articuladora local de São José do Rio Preto, Andréa Gonçalves Paes, por exemplo, levantou o tema sobre a problemática da salsicha na merenda escolar. Já o articulador local de Cananeia, Adriano Namur, abordou o problema dos agrotóxicos. Roseli Selim, convidada da articuladora local de Hortolândia e tutora do curso de educação a distância Interanutri agente, falou sobre a importância desse tipo de capacitação em que atua para proporcionar sensibilização na população. A professora Maria Cristina Boog, por sua vez, criticou a forma dramática e pouco educativa da abordagem de Oliver e questionou se realmente é a melhor maneira de sensibilizar as pessoas.

A discussão foi muito produtiva e todos os presentes se demonstraram participativos.