Com o objetivo de mobilizar mais pessoas sobre a importância da segurança alimentar e nutricional e ampliar a participação de representantes de diversos setores dos municípios que compõem a Rede de defesa e promoção da alimentação saudável, adequada e solidária (Rede SANS), nos dias 2 e 3 de junho, foram realizadas, respectivamente, visitas aos municípios de Itapeva e Capão Bonito. Compareceram a esses locais a coordenadora geral da Rede, Maria Rita Marques de Oliveira, Dom Mauro Morelli, a articuladora da região e articuladoras locais das cidades Itapeva, Capão Bonito e Indaiatuba.
Em Itapeva, os integrantes foram recebidos pelo prefeito Luiz Antonio Hussne Cavani, por secretários municipais e várias outras autoridades que se interessaram pela proposta da Rede.
Já em Capão Bonito, o grupo foi recepcionado pelo prefeito Júlio Fernandes Galvão, por secretários e colaboradores. Nesse município, além de ter a oportunidade de falar sobre a SANS e se reunir com agricultores da região, a equipe também foi convidada a conhecer o Centro de Assistência Social de Capão Bonito, que atende crianças e adolescentes, e uma produção orgânica certificada.
Após esses encontros, no dia 4 de junho, os representantes da Rede SANS participaram do “1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional do Sudoeste Paulista”, que aconteceu na Faculdade Fait, em Itapeva, e foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e pela Fundação Orsa. A atividade marcou o encerramento de capacitação de multiplicadores na área de segurança alimentar.
Na oportunidade, Dom Mauro abordou o tema “Direito humano à alimentação adequada” e a professora Maria Rita falou sobre as ações da Rede SANS. Ainda foram realizadas as palestras “Hortas comunitárias”, por Cassiano Toffoli de Oliveira; Associativismo comunitário”, com José Luís Silva de Oliveira; e a “História do encapotado” (bolinho típico da região) por Davidson Pannis Kaseker. Também integraram a programação do evento, apresentações culturais como, por exemplo, dança indígena e a escolha do melhor encapotado.
Além de representantes do poder público, compareceram ao Fórum multiplicadores pertencentes aos polos de Apiaí, Capão Bonito, Itapeva e Itararé.