Um estudo publicado na revista apetite por pesquisadores do Reino Unido verificou que uma pequena caminhada reduz o consumo de chocolate e lanches que você come durante o trabalho.
O consumo desregulado de lanches e guloseimas ao longo do dia, como o chocolate, propicia o ganho de peso. Fatores como abstinência, estresse, mau humor, fadiga, tédio e acesso a novos alimentos aumentam o consumo de guloseimas, principalmente entre pessoas com transtornos alimentares e distúrbios emocionais.
Atualmente tem se verificado um aumento no estresse, principalmente, no ambiente do trabalho, devido ao aumento da competição e necessidade de atingir metas cada vez mais exigentes, junto ou conseqüentemente tem se verificado um aumento mundial no ganho de peso.
Hoje em dia a obesidade é considerada epidêmica e fatores de risco para doenças crônicas, como, Diabetes, doenças cardiovasculares e câncer tem aumentado concomitantemente. O chocolate é um dos alimentos mais desejados nesses momentos de estresse, pois como uma pesquisa da Universidade de New South Wale indicou, o chocolate desencadeia no cérebro a mesma resposta química que potentes remédios de ansiedade.
Porém, estudos têm verificado que exercícios, como uma simples caminhada, diminuem o desejo por guloseimas.
Os pesquisadores do Reino Unido criaram um ambiente de trabalho simulado por 78 pessoas que consumiam chocolate regularmente, mas estavam sem chocolate por dois dias. Eles foram divididos em quatro grupos.
Dois grupos fizeram uma caminhada rápida de 15 minutos em uma esteira e depois receberam uma fácil tarefa de baixa tensão ou uma tarefa de alta tensão para completar em uma mesa. Os outros dois grupos tiveram um descanso antes de realizara a tarefa fácil ou difícil.
Durante a tarefa, todos os participantes tinham em sua mesa uma tigela com chocolates. Os participantes que fizeram uma caminhada consumiram metade da quantidade de chocolates (15g) consumida pelos participantes que não fizeram caminhada (28g).
Fonte: Hwajung Oh, Adrian H. Taylor. Brisk walking reduces ad libitum snacking in regular chocolate eaters during a workplace simulation. Volume 58, Issue 1, February 2012, Pages 387-392