Durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (8/2/2012) entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Centro de Vigilância Sanitária (CVS-SP) ficou decidido à integração do estado de São Paulo ao Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da ANVISA. O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Marcos Boulos, também estava presente na reunião.
Por meio desta decisão o PARA passará a monitorar a quantidade de resíduos de agrotóxicos em alimentos em todos os estados do país. Esta ação é considerada de grande avanço já que o Estado de São Paulo apresenta grande importância na produção agrícola e na distribuição de alimentos para vários estados.
A ANVISA, entre os dias 5 e 9 de março, ficará responsável pela capacitação sobre o programa para os fiscais do CVS-SP.
O PARA foi criado em 2001 com o objetivo de garantir a segurança alimentar do trabalhador brasileiro e a saúde do trabalhador rural.
Em 2010 foram monitorados os resíduos de agrotóxicos em 18 culturas: abacaxi, alface, arroz, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pepino, pimentão, repolho e tomate. Este programa auxilia os supermercados a qualificar seus fornecedores e contribui para as boas práticas agrícolas dos produtores rurais.
O PARA também motivou o desenvolvimento do Grupo de Trabalho de Educação e Saúde sobre Agrotóxicos (GESA) que tem como objetivo reduzir os impactos do uso de agrotóxicos na saúde da população e incentivar o sistema de produção integrado e orgânico.
Fonte: ANVISA