31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, ou seja, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres). Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) evidenciam que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.

O consumo de cigarros, cachimbos, charutos e cigarros de palha matam no Brasil cerca de 80 mil pessoas a cada ano. O fumante perde anos preciosos de vida e pode sofrer com doenças graves e várias desordens, como: (1) as doenças cardiovasculares, (2) o câncer, (3) doenças respiratórias obstrutivas crônicas, (4) impotência sexual no homem, (5) complicações na gravidez, (6) úlcera do aparelho digestivo, (7) infecções respiratórias, (8) osteoporose e (9) trombose vascular.

Além de diminuir o desempenho desportivo, o hábito de fumar enfraquece o cabelo e reduz o paladar e o olfato. A pele também é muito prejudicada com o ato de fumar já que o tabaco além de inibir a produção de colágeno e elastina, promove o envelhecimento precoce devido à falta de oxigenação.

Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres devido às peculiaridades próprias do sexo, como a gestação e o uso da pílula anticoncepcional.

O fumo causa no Sistema Nervoso Central, num primeiro momento, a elevação leve no humor e diminuição do apetite. O que parece ser prazeroso no começo, causa dependência e vício.

Se você fuma e tem interesse em parar, acesse a cartilha: Você está querendo parar de fumar?

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/3d2dcf004b6096e190f1b1e83923db08/DaniDaher.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=3d2dcf004b6096e190f1b1e83923db08

Fonte: 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Fumo – texto Flavia Garcia e Pablo de Moraes (SBEM – Sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia).