No site do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) encontra-se a entrevista do diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), José Graziano da Silva à Agência de Notícias Internacional Efe.
Nesta entrevista ele destaca os desafios da Conferência Rio 20, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro. Segundo o diretor da FAO, o evento terá dificuldades para alcançar um acordo vinculativo em relação ao debate sobre os gases que provocam o efeito estufa, já que os países em vias de desenvolvimento não querem assumir o custo adicional que supõe esse controle.
Na entrevista José Graziano também destaca que o Rio 20 é a última oportunidade para discutir a produção de alimentos de maneira sustentável. Já que, mundialmente, é verificado problemas com a produção de alimentos devido à mudança climática.
A produção de alimentos de maneira sustentável é um dos principais avanços, “pois não podemos usar 15 mil litros de água para produzir um quilo de filé, nem 8 bilhões de pessoas podem comer filé diariamente”. Desta forma, Graziano aposta na educação alimentícia.
Para mais informações acesse o link do CONSEA:http://www4.planalto.gov.br/consea/noticias/noticias/2012/05/201cnao-podemos-usar-15-mil-litros-de-agua-para-produzir-um-quilo-de-file201d-diz-diretor-da-fao
Fonte: CONSEA