“O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável?”


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou nesta quarta-feira, às 9h, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a edição 2012 da pesquisa: “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”. O estudo é o mais amplo painel sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável existente no país, com edições desde 1992.

Entre os temas abordados estão: A conferência Rio 20; os principais problemas ambientais identificados pelos brasileiros; como a população avalia a atuação de órgãos públicos e empresas privadas na conservação ambiental, hábitos de consumo e reciclagem praticados pelos brasileiros, entre outros.

O levantamento foi realizado com cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e entrevistou 2,2 mil pessoas de todas as regiões do país, de áreas urbana e rural.

Realizada pela primeira vez em 1992, a pesquisa mostra uma evolução significativa na consciência ambiental dos brasileiros nos últimos 20 anos:
– Conceitos como desenvolvimento e consumo sustentáveis e biodiversidade já fazem parte do repertório de quase metade da população brasileira (47%)
– Em 1992, 47% diziam não haver problema ambiental no Brasil ou não sabiam opinar. Este número caiu para 11%, demonstrando aumento da preocupação dos brasileiros com o meio ambiente.
– 48% da população separam o lixo, sendo que 86% apontam que essa atitude é uma forma de proteger o meio ambiente.
– 23% dizem entender o conceito de empresa cidadã, reconhecendo a não agressão ao meio ambiente (24%) como um dos valores a serem respeitados.
– 57% da população se consideram mais ou menos informados sobre o meio ambiente e apenas 13% se consideram muito bem informados. A televisão é o meio de comunicação mais utilizado para obter essas informações (83%), seguido pela internet (29,5%).
– Segundo os dados da pesquisa, a preocupação com o lixo aumentou de 4% em 1992 para 28% em 2012.

A Ministra do meio ambiente, Izabella, revelou que é “…Uma grata surpresa saber que  alguns conceitos já estão internalizados pelo brasileiro, como áreas protegidas e biodiversidade…”.
Fonte: Ministério do meio ambiente e o blog supercarrinho