Uma notícia importante foi comunicada aos cooperados da COAFAI no mês de dezembro, pelo escritório político do Deputado João Caramez. Trata-se de uma verba liberada no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).
José Roberto Ferraz (Tigrinho) esclareceu que grande parte deste valor será destinado a montagem de uma cozinha industrial no Distrito de Pedra Branca (sede da cooperativa), onde paralelamente um grupo de 40 mulheres vem sendo preparadas em curso específico para em breve, com o auxílio desta cozinha, começar a produção industrial de diversos produtos que integrarão a distribuição em escala para os parceiros, como Secretaria da Educação e Assistência Social.
O curso em questão é ministrado voluntariamente por 10 alunos do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da ETEC de Itararé, sob a responsabilidade da Nutricionista Carolina Issob Nunes – Articuladora Local da Rede Sans. O curso aborda as boas práticas na manipulação dos alimentos, bem como a confecção de geléias, compotas, picles, pães e biscoitos. Foi por meio da Rede Sans que as parcerias foram realizadas e o projeto está acontecendo a “todo vapor”.
É bom lembrar que a COAFAI hoje mantém a efetiva produção de verduras, legumes e frutas, leite, mel e rapadura. O valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) será aplicado também na instalação de uma roda d água que fará a coleta e a distribuição de água para propriedade de 23 famílias assentadas na Fazenda Canaã e que também são cooperados da instituição. Atos como os citados, fazem do Deputado Caramez um amigo fiel da COAFAI, pois permanentemente está atento as necessidades da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé.
Fonte: Jornal “A Minúscula”, edição 712, de 19/12/2012
Editor: Hélio Porto