Um novo relatório do “Institution of Mechanical Engineers” constatou que 50% de todos os alimentos produzidos em todo o mundo não chega a ser consumido, ou seja é jogado fora no lixo.
Segundo o relatório intitulado: “Global food, waste not, want not.” verificou que 50% de todos as comidas produzidas no mundo não são consumidas devido a vários motivos, como: infra-estrutura de armazenamento inadequado, adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos, presença de ofertas, como: Compre “um e leve um” e a exigência de consumidores para alimentos cosmeticamente perfeitos.
Com uma previsão de cerca de um extra de três bilhões de pessoas para alimentar até o final do século e uma pressão crescente sobre recursos necessários para a produção de alimentos, como: terra, água e energia, a instituição está pedindo medidas urgentes para o combate a este desperdício.
Neste relatório foi verificado que:
– Até 30% de hortaliças do Reino Unido não são colhidas pois não apresentam padrões de exigência de aparência física.
– Cerca de 550 bilhões de m3 de água é desperdiçado globalmente em culturas que nunca chegam ao consumidor.
– Leva 20 – 50 vezes a quantidade de água para produzir 1kg de carne 1 kg de legumes.
– A demanda de água na produção de alimentos pode chegar a 10 – 13 trilhões de m3 o ano até 2050. Isto é 2,5 a 3,5 vezes maior do que o uso humano total de água doce hoje e pode levar a mais perigosa escassez de água doce em todo o mundo.
– Eliminando perdas e desperdícios, há um potencial de fornecer alimentos 60 a 100% mais, e ao mesmo tempo, liberando recursos de energia, terra e água.
Para mais informações acesse o relatório:
Fonte: Institute of Mechanical Engineers