Unesp anuncia início do projeto Rede Viva Melhor

Foi lançado dia 18 de abril o projeto Rede Viva Melhor. O anúncio ocorreu no II Fórum de Vice-Diretores da Unesp, realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia em Presidente Prudente. Anunciado pela vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge, via videoconferência, a iniciativa conta com a coordenação da professora Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu.

Para Maria Rita, a proposta é envolver todas unidades da universidade e promover hábitos de vida saudáveis e ambientalmente sustentáveis, além desenvolver atitudes e habilidades para o cuidado de si e para o uso sustentável dos recursos do planeta.

A ideia é mobilizar pessoas e identificar articuladores e agentes locais para depois ocorrer o processo de integração em rede e formação, com o planejamento de desenvolvimento de atividades de incentivo às práticas de vida saudável.

“Este programa é uma iniciativa que se preocupa com a qualidade de vida do público interno à universidade. É voltado para todos nós: professores, servidores técnico-administrativos, funcionários e alunos”. “É uma atitude de saúde e sustentabilidade que apóia a integração das unidades da Unesp”, completa Marilza, alertou os vice-diretores para que tenham um olhar atento e que se envolvam neste projeto.

A primeira oficina da iniciativa ocorre dia 22 na Unesp em Bauru. A ação busca sensibilizar para a questão e identificar articuladores locais que participem de atividades de formação e assumam a tarefa de cuidar para que o grupo adote hábitos saudáveis.

“O articulador tem que estar envolvido, ser simpatizante, praticante e disseminador desta ideia”. “Nós temos de ter pequenas ações que nos tragam benefícios”, conclui a vice-reitora.

Também integra o projeto, curso de educação à distância com conteúdos teóricos e práticos sobre alimentação e nutrição, atividades físicas, hábitos saudáveis de vida, cultura, lazer, afetividade, consumo consciente e preservação do meio ambiente. O projeto também servirá de base para pesquisas.

Fabiana Manfrim – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp