O Painel de Altos Especialistas em Segurança Alimentar, uma instância do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, divulgou neste mês de julho um estudo, em âmbito mundial, sobre a água no contexto da segurança alimentar e nutricional.
“A água é essencial para a vida humana, e constitui um elemento chave para a segurança alimentar e nutricional”, destacam os autores. “A água potável e o saneamento são fundamentais para a alimentação adequada e saudável e para a dignidade de todas as pessoas”, diz o documento.
De acordo com o estudo, informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), referentes ao ano de 2011, estimam que 768 milhões não dispõem de água potável.
O estudo divulgado pelo Painel de Altos Especialistas revela experiências realizadas em diversos países, entre eles o Brasil. O informe destaca as “iniciativas de participação social para o acesso à água em áreas rurais no Brasil”, e aborda o Programa 1 Milhão de Cisternas, aplicado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e financiado pelo governo federal.
Para ler e/ou reproduzir o estudo, clique aqui.