Estão abertas as inscrições para o curso de extensão à distância “Aprofundando Conhecimentos: Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses”. As inscrições seguirão abertas até o fim das aulas. O curso é gratuito e será dividido em módulos, com 4 horas cada, totalizando 64 horas. Os módulos serão ministrados entre os dias 10 de julho e 30 de novembro, através da plataforma Moodle.
Para inscrever-se, o candidato ou candidata deve ter ensino médio completo, acesso à internet e ter envolvimento com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Você pode se inscrever através do seguinte link, clicando em “Inscrição” no menu da esquerda e preenchendo o cadastro:http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=8333
O curso será supervisionado pela Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. As atividades serão proporcionadas pelo Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu, da Universidade Federal de Paraná (UFPR) e pelo NEAD. TiS/Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP.
Desde 2016, São Paulo e Paraná recebem rodadas de oficinas em municípios de suas regiões administrativas para fomentar a adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O objetivo desse curso é formar agentes nos municípios de ambos os estados para melhorar os conheciemntos sobre o SISAN e aprofundar a ação que já vem sendo promovida.
O curso pretende envolver profissionais e agentes sociais da sociedade civil e poder público para aprofundar os conhecimentos sobre o sistema.
O SISAN nasceu com a Lei 11.346, de 15 de setembro de 2006 e tem por objetivo a garantia do direito humano à alimentação adequada.
Segundo a lei de criação do SISAN: “A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável”.
O curso “Aprofundando Conhecimentos: Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses” tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), das secretarias estaduais de agricultura de São Paulo e Paraná e também dos Conselhos Estaduais e Câmara Interssetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional dos dois estados.
Serviço:
Curso: Aprofundando Conhecimentos: Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses
Duração: 10 de Julho a 30 de novembro/2017
Coordenação: Profa Dra Maria Rita Marques de Oliveira (UNESP).
Inscrições: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=8333
Investimento: Gratuito
Critérios de seleção:
– Apresentar diploma do ensino médio.
– Estar envolvido com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
– Ter acesso à internet.
Conteúdo:
Tema 1: Panorama geral do curso e proposta de trabalho.
Tema 2: O sistema social e a relação da sociedade civil com a iniciativa privada e o poder público.
Tema 3: Histórico e abrangência dos conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação.
Tema 4: O Panorama da produção, transformação e abastecimento de alimentos nos Estados de São Paulo e Paraná.
Tema 5: O Panorama da desnutrição e outras formas de má nutrição nos Estados de São Paulo e Paraná.
Tema 6: Sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e sensíveis à nutrição.
Tema 7: A participação social na Constituição brasileira e o papel dos conselhos.
Tema 8: As atribuições dos conselheiros de SAN.
Tema 9: Como formar e como fortalecer os conselhos de SAN.
Tema 10: O papel da CAISAN.
Tema 11: Como institucionalizar o SISAN no município.
Tema 12: O plano de SAN.
Tema 13: A análise de conjuntura para elaboração do plano de SAN.
Tema 14: Como estabelecer as diretrizes e metas para o plano de SAN.
Tema 15: Indicadores para monitoramento do plano de SAN.
Tema 16: A avaliação do plano de SAN.
Por: Solon Neto