Estimativas oficiais apontam que até 2025 o Brasil precisará aumentar cerca de um terço de sua produção de energia para atender as demanda de eletricidade. Mas como será formada a nossa matriz? Dependendo dos tipos de fonte, os custos poderão ser maiores ou menores, assim como os prejuízos ao meio ambiente.
A plataforma online #Quantoé? Gerar Energia, criada pelo Instituto Escolhas, permite qualquer pessoas simular a montagem deste cenário, utilizando sete possibilidades de energia que atualmente compõem o Sistema Integrado Nacional (SIN): hidrelétrica, solar, eólica, térmica a biomassa, térmica a gás natural, térmica a carvão e nuclear.
O simulador ainda informa o valor necessário dos investimentos e qual seria o valor na sua conta de energia por megawatt-hora com base na distribuidora de energia da região onde mora, conforme explica Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas e coordenador da plataforma:
“Tem o custo do investimento e tem o custo da operação, que é o quanto cada fonte dessas custa para funcionar na prática. Então, essa soma do custo do investimento mais o custo da operação está por trás do conjunto de dados e cálculos que quando pessoa começa a manipular a plataforma Quanto é Gerar Energia, vai ter uma informação segura, qualificada e estruturada para que possa conseguir fazer o cálculo da sua opção de quanto vai significar em termos de investimento para o País. Ainda fizemos uma opção da pessoa ter condição de calcular, se o Brasil já tivesse um imposto sobre as emissões dos gases de efeito estufa, o que significaria calcular a externalidade de uma fonte mais poluente, como o caso, por exemplo, de uma térmica a carvão ou uma térmica a gás, que por já emitirem gás de efeito estufa deveriam ter um pagamento desse imposto em função dessa externalidade”.
O diretor também destaca que a ferramenta é uma maneira de popularização do tema e até de conscientizar as pessoas sobre a importância de uma matriz limpa:
“É uma plataforma bastante interessante porque permite as pessoas tomarem mais ciência e informação de um assunto extremamente relevante, que faz parte de nosso dia a dia, e que quando faz falta nos deixa absolutamente sem ter o que fazer, porque perdemos a noção daquilo que antigamente fazia parte do dia a dia da vida das pessoas. Com isso, não sabemos o quanto está custando, quanto isso significa em termos de impactos ambientais e sociais, e quanto isso gera de externalidades. Essa plataforma procura trazer para perto de cada uma das pessoas do Brasil inteiro, um conjunto de dados e informações, para que as pessoas possam ter o controle social desta informação sobre um setor que é vital para que o país possa fazer as escolhas que são as mais salutares em termos de assegurar um equilíbrio entre meio ambiente, economia e um futuro melhor para todos nós”.
A plataforma ainda traz informações sobre o processo de geração de energia no Brasil, bem como a explicação sobre o que é cada uma das fontes apresentadas e como é possível entender como funciona a conta de luz.
A ferramenta está disponível no site: quantoeenergia.escolhas.org.